Nenhuma empresa consegue sobreviver se alcançar níveis muito altos de inadimplência. Fica complicado fazer investimentos, adquirir novos produtos e dependendo do grau do problema pode até dificultar o pagamento de contas e salários e obrigações do cotidiano. Mas como evitar o aumento da inadimplência?
Existem alguns métodos que podem ser levados em consideração pelo departamento financeiro que podem atuar diretamente na diminuição da inadimplência. Mas estes cuidados devem ser tomados antes do problema acontecer, por isso demandam bastante atenção e planejamento.
Quer saber quais são? Preste atenção no que será explicado a seguir:
Observe e analise
Antes de tudo é preciso que você compreenda se existe uma sazonalidade na inadimplência. Ou seja, se ela acontece somente em alguns períodos do ano ou se já está endêmica. É comum ter um aumento significativo de dívidas durante o começo do ano, quando muitas contas se acumulam e as pessoas precisam se organizar para pagar tudo em dia.
Mas se o problema for maior que isso e a inadimplência estiver causando problemas sérios, chegou a hora de tomar algumas atitudes para diminuir ou pelo menos controlar melhor a situação.
Formas de pagamento
Verifique quais são os tipos de clientes que mais devem. O que eles têm em comum? Geralmente eles seguem padrões semelhantes e é possível que você altere sua forma de avaliar a concessão de crédito. Por exemplo, uma boa pedida é mudar as formas de pagamento. Evite receber pagamentos em cheque e crediário próprio. Quando é outra empresa que avalia o crédito, como o banco, por exemplo, você fica mais tranquilo sabendo que todas as variáveis foram analisadas. E o melhor é estas medidas são previstas por lei, portanto você não terá problemas.
Garantias
Aumente a obrigatoriedade de apresentação de garantias. Claro que isso não funciona para todos os tipos de negócios, mas é possível estudar caso a caso. Estas garantias podem ser uma hipoteca, penhor, fiança ou aval.
Planejamento
Mas em todos os tipos de empresa, fica impossível zerar por completo a inadimplência. Por isso é preciso se preparar para este tipo de acontecimento e contar com uma porcentagem do lucro para minimizar possíveis problemas.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.