Como evitar transtornos com cheques sem fundo

Uma pesquisa realizada identificou que o número de cheques sem fundos emitidos aumenta entre 1 e 2% a cada mês o que, no acumulado do ano, certamente aponta para um alto valor.

E para faturar na data correta e evitar qualquer tipo de prejuízo bem como transtorno nas movimentações financeiras com cheque, confira algumas dicas:

  1. Solicite sempre ao emitente do cheque o seu cartão do banco e uma cópia original de um documento com foto, além é claro, de um número de telefone. Confira os documentos (como RG e CPF) e compare as assinaturas no cheque e nos documentos.
  1. Faça a conferência completa dos dados presentes no cheque em sua região superior, conferindo se os códigos de cima são os mesmos da parte de baixo. Poucos são os falsificadores que realizam a alteração destes números.
  1. No verso do cheque entregue, nunca se esqueça de anotar todos os dados do indivíduo. Afinal, caso qualquer problema aconteça, você ainda terá como contatá-lo.
  1. Comprove também se a foto do documento apresentado pelo indivíduo é verdadeiramente dele. Preste bastante atenção se a foto não foi trocada ou adulterada.
  1. Também fique atento caso o cliente cruze os dados do cheque em cima dos códigos de barra, o que pode ser realizado em uma tentativa de encobrir dados alterados. O mesmo cuidado também é válido no caso de assinaturas.
  1. Passe levemente o seu dedo no CPF, nome e no próprio número do cheque para constatar se não há nenhum tipo de saliência nestes dados – isso pode identificar falsificações realizadas por meio de equipamentos como máquinas de escrever, por exemplo.
  1. Sempre verifique a data do emissor e o valor no cheque.
  1. Evite ao máximo aceitar os cheques que não sejam personalizados.
  1. Caso tenha essa possibilidade, ligue no próprio ato da compra no telefone informado para conferir a validade.
  1. Além disso, não aceite cheques com rasuras ou que já foram anteriormente preenchidos.

E caso não consiga cumprir com esses cuidados e requisitos em seu negócio, limite a venda com cheque unicamente a uma prévia compensação do cheque.

Consulte já seu cheque

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *