Devido à alta dos juros, à escassez de crédito imobiliário atualmente e também às recentes restrições da Caixa Econômica Federal para compra de imóveis, muitos indivíduos decidiram adiar o sonho da casa própria. Em adição, mais brasileiros têm optado por locar um espaço ao invés de adquiri-lo. Por isso, com todas essas transformações que ocorrem no cenário imobiliário e econômico do país, um número cada vez maior de pessoas físicas e jurídicas está com dificuldades para pagar suas contas.
Consequentemente, cresce a inadimplência no Brasil e as imobiliárias estão entre as empresas que mais sofrem nesse contexto. Por isso, as companhias desse ramo devem ficar especialmente atentas a quem utiliza crédito para comprar ou alugar um imóvel. O sistema de consultas de localização serve para auxiliar na verificação dos dados de um contratante. Esse recurso encontra a pessoa desejada por meio do CPF/CNPJ e mostra informações atualizadas sobre o cadastro dela. Além disso, a ferramenta fornece telefone para contato e endereço de quem está sendo procurado.
A consulta de localização ainda torna viável a comunicação entre o consumidor e a firma para qual ele deve. O aviso do débito é efetuado por uma carta-comunicado que adverte sobre o valor devido e orienta o cliente acerca das possíveis formas de pagamento.
Para tornar a quitação da dívida ainda mais simples, a notificação pode incluir um boleto de cobrança. O objetivo então é estimular o saldo da despesa para que o nome da pessoa, tanto física quanto jurídica, fique limpo e autorizado para novas transações.
Desta maneira, quando alguém chega a uma imobiliária para negociar a locação ou aquisição de um imóvel, o sistema de consultas de localização consegue mostrar na hora se a pessoa está devendo para qualquer empreendimento em território nacional. Ou seja, trata-se de um método para salvaguardar a imobiliária que irá disponibilizar o crédito para finalizar o processo de compra ou aluguel de um dos seus apartamentos. Portanto, a função das consultas de localização é aumentar a confiança entre a organização e o cliente, bem como garantir acesso rápido aos registros fundamentais para que o acordo seja firmado.