Como o crédito pessoal pode ajudar a sua empresa

Quem tem empresa própria sabe o quanto é difícil fazer com que ela sobreviva a um mercado cada vez mais competitivo. Para acirrar ainda mais essa competição, temos o panorama brasileiro, composto por diversos encargos e impostos, além de uma economia extremamente fraca e a corrupção, que um verdadeiro parasita do progresso nos mais diversos setores.

Em tempos de dificuldades, a saída é contar com empréstimos financeiros para empresas. Este tipo de empréstimo tem como vantagem taxas de juros mais atrativas e melhores condições de pagamento, mas no atual cenário econômico/político, eles estão cada vez mais raros e caros, mesmo nas instituições financeiras privadas.

Frente a isto, muitas pessoas sem ter saída estão recorrendo aos empréstimos pessoais para financiarem suas empresas e prolongar seu tempo de sobrevivência no mercado. Mas será que está é uma boa escolha? Não é, mas como pode ser a única existente, elaboramos uma lista dos prós e contras de contar com este tipo de empréstimo. Assim você estará mais preparado para tomar sua decisão.

Vantagens

– Pouca burocracia: por se tratar de pessoa física, o empréstimo pessoal costuma apresentar pouca burocracia para aqueles que desejam obtê-lo – há financeiras e mesmo bancos de renome que fazem empréstimo pessoal para negativados. Mas lembre-se que essa facilidade tem um preço.

– Liberação rápida do dinheiro: depois de aprovado, o trâmite para a liberação do dinheiro é bastante ágil (se você fizer online, o dinheiro cai na mesma hora).

– Taxas mais atrativas que outras opções: quando comparado a outras opções de empréstimos do mercado, como cheque especial e o cartão de crédito, o empréstimo pessoal tem taxas mais baixas, especialmente se for consignado.

Desvantagens

– Burocracia para valores altos: empresas precisam de um capital muito maior que pessoas. Por isso, se você precisa de um valor alto para sua empresa, provavelmente será mais complicado obtê-lo, pois o risco é mais alto e a instituição financeira leva tempo para analisar.

– Juros altos: no comparativo com o crédito empresarial, o empréstimo pessoal é extremamente desvantajoso, pois seus juros geralmente são acima dos 6% ao mês, enquanto que na modalidade empresarial para capital de giro os juros ficam em torno de 2%.

-Valor ilusório: devido à facilidade de sua obtenção, muitas pessoas acabam pegando mais dinheiro do que realmente precisa, prolongando a dívida por mais tempo do que o necessário.

 

Portanto, o empréstimo pessoal para sua empresa só é interessante quando é sua última alternativa, pois seguindo a regra que finanças pessoais não devem se misturar com finanças empresariais, você pode acabar complicando tanto sua pessoa física quanto sua pessoa jurídica.

CONSULTE AGORA SEU CNPJ ONLINE

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *