Se você tem dívida no cartório e deseja saber como resolver o problema de protesto, então, confira as informações abaixo. Também faça a consulta online para descobrir onde ele se encontra, sem burocracia e sem mensalidade! Saiba mais!
Todo protesto é feito por um cartório localizado na cidade do devedor. Assim, ele atesta que existe uma inadimplência de forma oficial e escrita com o devido registro no tabelionato.
Desse modo, comprova-se o débito e o devedor fica impossibilitado de executar algumas ações. No entanto, vale salientar que antes da dívida vir a ser protestada, o cartório tenta entrar em uma negociação com o inadimplente.
E este tem um prazo para quitar o que deve em até 3 (três) dias úteis. Caso ele não quite o débito, daí então o cartório faz o registro e a dívida é protestada. E se ele pagar o que deve, dentro desse período, então, o protesto não é realizado.
Ao que se refere as consequências de ter a dívida protestada, eis abaixo o que acontece:
-
Impossibilidade de obter empréstimo, financiamento, cartão de crédito etc
-
Nome sujo nos principais órgãos de proteção ao crédito
-
Não aprovação a abertura de conta corrente
-
Bloqueio de emissão de novos cheques
-
Seu CPF ou CNPJ constarão em todas as certidões dos cartórios do país
-
Entre outros!
Agora que você já sabe algumas informações sobre o protesto, veja abaixo como consultar o CPF ou CNPJ online na base de dados dos cartórios. Em seguida, confira como resolver o problema de protesto sem sair de casa!
Consulta protesto de títulos
Abaixo está um passo a passo de como consultar protesto de títulos pela internet. Primeiramente, você realiza o cadastro no sistema Consulte Fácil gratuitamente. Após isso, entre em sua conta criada, insira créditos no valor da consulta protesto e faça a pesquisa ao informar o CPF/CNPJ.
Faça o seguinte:
-
Acesse o site Consulte Fácil ao clicar em Cadastre-se!
-
Escolha pessoa física ou jurídica e preencha todas as informações e, ao final, selecione os termos e clique em enviar
-
Depois, entre em Minha Conta que se encontra no menu da página ao inserir os seus dados cadastrados
-
Em seguida, insira créditos no valor que desejar e aguarde a sua liberação
-
Após isso, selecione a opção de consulta de protestos de títulos, informe o seu CPF ou CNPJ e aguarde o resultado
-
Pronto! Você visualizará todas as informações concernentes ao registro do débito protestado em seu nome nos cartórios
Como resolver o problema de protesto?
O primeiro passo em como resolver o problema de protesto é realizar a consulta conforme tópico anterior. Desse modo, você fica sabendo quem é o credor, qual o valor devido e em qual cartório está protestada essa dívida.
Mediante essas informações, você entra em contato com o credor, negocia e quita o débito. E, após isso, solicita a carta de anuência que nada mais é uma certidão que declara o cancelamento do protesto.
Logo em seguida, você se dirige até o cartório onde existe o registro da dívida e apresenta essa carta de anuência. Depois, solicita o cancelamento do protesto para que o seu nome seja limpo!
Pronto! Feito todos esses passos, você está livre do nome sujo!
É importante ressaltar que o cartório tem um prazo de até 5 (cinco) dias úteis para fazer a exclusão e dar baixa nos sistemas dos tabelionatos. Também tem o mesmo prazo para dar baixa nos órgãos de proteção ao crédito como SPC, SCPC e outros.
E, então? Gostou de como resolver o problema do protesto? Comente e compartilhe!