É melhor renegociar a dívida ou esperar ela caducar?

Você já imaginou não precisar pagar suas contas? Para quem está com dívidas até o pescoço esta ideia pode até parecer bastante animadora. Afinal, todos nós já ouvimos esta teoria. De que se você deixar de pagar sua dívida ela vai caducar e desaparecer. Simples, não é mesmo?

Mas na verdade não é bem assim não. O que acontece na prática é que, ao ficar devendo, seu nome vai automaticamente para a lista de devedores do SPC (Serasa – Serviço de Proteção ao Crédito), certo?  Mas há sim uma lei que obriga que, mesmo que a dívida não seja totalmente quitada, o nome saia da lista de devedores depois do período de 5 anos.

Mas não se engane. No fundo isso não é uma boa notícia se for analisada mais de perto. A dívida jamais deixará de existir e a empresa vai continuar cobrando você, inclusive incluindo juros e dificultando seu sono. E o pior de tudo ao optar por deixar caducar a dívida, é que durante todo o período em que a dívida fica válida, ou seja, nestes 5 anos, tempo que convenhamos, não vai passar tão rápido assim, você fica incapacitado de fazer diversas compras parceladas, de adquirir financiamento e até empréstimos. Ou seja, durante um longo e tenebroso período, sua vida financeira fica totalmente travada e fica muito praticamente impossível trocar de carro, comprar a casa própria, ou fazer qualquer outra compra que precise ser parcelada. Assim não dá para viver direito, certo?

Por isso, respondendo à pergunta: É melhor renegociar a dívida ou esperar ela caducar?

Vale sempre a pena renegociar sim. Até porque você pode conseguir ótimas opções de pagamento e a diminuição de juros. Ainda mais nestes períodos de crise nos quais as empresas de todos os segmentos de atuação estão precisando muito de qualquer dinheiro existente. Portanto, se tiver um dinheirinho extra, não pense duas vezes e aproveite a chance de conseguir diminuir significativamente os juros de suas dívidas e ficar tranquilo de uma vez por todas. Há casos inclusive em que para receber o dinheiro, a empresa retira totalmente os juros e o valor volta a ser aquele que você estava devendo há tempos atrás. Vale a pena, não vale?

Consulte já o seu CPF online!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *