O que é o SPC? O que pode acontecer se ficar negativado?

Um receio muito comum entre os consumidores brasileiros é de ficar negativado no SPC. Hoje iremos falar das possibilidades em relação à estar negativado no SPC e se o contribuinte pode ir ou não para a prisão por estar devendo para o SPC.

Primeiramente iremos falar sobre o que é o SPC. 

 O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é um serviço de informações de  crédito vinculado  à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), ambos realizam o armazenamento e processamento de todas as operações de crédito feitas pelas empresas associadas a essa confederação.

O SPC nada mais é do que um  banco de dados formado pelas CDLs ( Câmara de Dirigentes  Lojistas)  e esse banco de dados agrega informação de comércio de todo o Brasil, através das entidades espalhadas pelas principais cidades e capitais do país. 

Dessa forma, o SPC obtém  uma base de dados de clientes que estão inadimplentes.

A grande maioria dos CPFS que fazem parte desse banco de dados, estão negativados. O SPC busca auxiliar as pequenas e grandes empresas do comércio na concessão de crédito e atualmente o Serviço de Proteção ao Crédito conta com mais de 1,2 milhão de associados, desde pequenos a grandes lojistas, indústrias, mercado financeiro e empresas de serviços variados.

O consumidor que efetuar uma compra e não conseguir pagá-la terá o seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito.

Não existe um prazo específico para a dívida começar a ficar ativa, porém costuma ser rápido e em menos de 1 semana a dívida já consta.

Afinal, é possível ir preso por estar com o nome no SPC?

É importante ressaltar que a cobrança de dívidas é um direito do credor, mas essa cobrança  deve respeitar os limites da Lei.

O credor deve buscar a realização de seus créditos com responsabilidade, sem que o devedor se encontre em situações vexatórias perante familiares e sociedade em geral.

A prisão por dívidas só existe em casos específicos  como a dívida de pensão alimentícia ou de estelionatários (onde houve intenção de fraude).

Para saber mais sobre esse e vários outros assuntos do mundo das finanças, acompanhe o blog da Consulta CPF CNPJ Online!

 

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.