o que é score e para que serve

O que é Score e para que serve?

Todo crédito antes de ser concedido é analisado por um sistema chamado Score. Ele é um indicativo de que o consumidor é um bom ou mau pagador. Então, quer saber mais a respeito? Descubra aqui o que é Score e para que serve a fim de obter aprovação no mercado financeiro!

Ainda muito recente, o Score é um dos meios pelos quais empresas, lojas, bancos podem saber sobre um determinado grupo de pessoas. Assim, é por meio dele que o crédito, seja empréstimo, cartão de crédito, financiamento etc, pode ser dado a um consumidor.

É por isso que muitas pessoas estão com problemas em conseguir um empréstimo, por exemplo. Hoje em dia não é necessário só ter o nome limpo. É preciso conquistar uma boa pontuação em seu Score. E já que falamos em pontos, o Score trabalha com um número de 0 a 1000.

Quando você atinge a pontuação de 700, isso significa que há grande possibilidade da empresa credora lhe conceder um crédito. Agora, se a sua pontuação for menos de 300, então, a chance é quase ZERO.

Por essa razão, quanto mais você chegar a 1000 pontos em seu Score mais perto pode conquistar melhores oportunidades de créditos. Então, quer saber como ele está?

Para isso, aqui tem um conteúdo que trata, especificamente, sobre esse assunto. Então, clique Como saber se o meu Score está bom? E leia as informações e faça a consulta online, sem burocracia!

Agora, compreenda melhor o que é Score e para que serve nesse mercado de crédito que tanto oscila e muda!

O que é Score e para que serve?

O Score é uma palavra inglesa que significa “pontos”. Então, ele foi introduzido no Brasil como uma forma de avaliar se o consumidor é um bom ou mau pagador de acordo com o seu comportamento. E essa avaliação é em pontuação que equivale de 0 a 1000.

Assim, por meio dos pontos adquiridos é possível saber a probabilidade dele pagar ou não um empréstimo, por exemplo. Então, para definir o seu conceito, vejamos o que diz a Serasa Consumidor:

Score é o resultado dos hábitos de pagamento e relacionamento que o consumidor tem com o mercado de crédito”

Desse modo, cada consumidor (CPF) possui um Score de pontos. E essa pontuação é conforme o que cada um faz com os pagamentos e a relação existente com o mercado de crédito. Então, há diferentes fatores que influenciam para que você tenha um Score alto e baixo.

Um exemplo é que se você paga as suas contas em dias, isto é, nunca deixa atrasar, então, possivelmente o seu Score tende a aumentar gradativamente.

Dentre as características do Score, eis abaixo:

  • Você pode consultar a qualquer momento o seu Score sendo uma informação que só cabe a você saber. Então, ele é exclusivo e intransferível!

  • Com essa informação, você receberá ajuda e terá mais controle sobre as suas finanças

  • A pontuação Score é proveniente de: pagar as contas em dias, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com as empresas, dados cadastrais atualizados

  • Quanto maior o seu Score, maior chance de receber melhores propostas de créditos

  • É considerada pelo mercado como uma análise de risco de crédito

  • As empresas podem saber sobre o consumidor de forma mais peculiar

Para que serve o Score?

Agora que você já sabe o que é Score, as suas características, então, veja a seguir para que ele serve! Eis abaixo:

  • O Score serve para a empresa credora (lojas, bancos, instituições financeiras etc) avaliar o consumidor se pode ou não conceder o crédito

  • Serve para diagnosticar se o consumidor irá pagar ou não as contas, suas compras

  • Avalia um determinado grupo de pessoas em relação ao seu comportamento financeiro no Brasil

  • Permite que o consumidor reveja suas prioridades e passe a pagar as suas contas sempre antes do vencimento

  • É um meio pelo qual você pode se autodisciplinar e manter sua imagem positiva perante o mercado de crédito

Pontuação Score

A pontuação Score é definida por 0 a 1000 pontos. Então, cada consumidor possui uma pontuação que muda a cada mês, pois o sistema atualiza as informações. Sendo assim, pode ser que em um determinado mês você tenha 500 pontos e no mês seguinte obtenha 600.

Isso acontece porque você, provavelmente, teve um comportamento positivo que levou o sistema a avaliar e aumentar o seu Score. Então, os pontos são determinados da seguinte maneira:

  • De 0 a 300 pontos = maior risco de inadimplência

  • De 301 a 700 pontos = médio risco de inadimplência

  • De 701 a 1000 pontos = pouco risco de inadimplência

Como lido, é fundamental que o seu Score se encontre entre 600 a 800 pontos, pois é considerado um bom pagador para o mercado! Por isso, mantenha sempre um bom relacionamento para que essa pontuação não baixe e nem zere!

Como realizar a consulta do meu Score?

Agora que você já sabe o que é Score e para que serve, chegou o momento de realizar a consulta para descobrir a sua pontuação. Então, siga as instruções abaixo e realize a consulta agora mesmo!

Para consultar, você precisará fazer o cadastro gratuitamente no site Consulte Fácil! Ele é uma plataforma online, onde o sistema tem parceria com o Serasa e os principais órgãos de proteção ao crédito. Portanto, você pode confiar e ter a segurança de acessar a um ambiente transparente.

  • Acesse Consulte Fácil ao clicar Consulta Score

  • Escolha a opção de consulta completa Score CPF/CNPJ que aparece na tela

  • Faça o seu cadastro gratuitamente, caso ainda não possua. Agora, caso já tenha você deverá acessar Minha Conta que se encontra na aba superior da tela

  • Em seguida, insira créditos em sua conta que pode ser via boleto ou cartão de crédito. Para essa consulta, você pagará a uma taxa de apenas R$ 20,00 por cada consulta realizada

  • Depois, aguarde a liberação de seu crédito

  • Quando estiver Ok, você já pode consultar

  • Pronto! Leia o relatório com os dados de seus pontos Score!

Então? Viu como é fácil e simples consultar Score pela internet? Sem perda de tempo, sem burocracia e de forma muito mais rápida você tem acesso a sua pontuação! Por fim, clique em Consultas e conheça todos os serviços que a Consulte Fácil tem a lhe oferecer!

Se quiser, comente e compartilhe o que é Score e para que serve!

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *