Quando o consumidor deixa de pagar uma conta ele corre o risco de ficar com o nome sujo na praça, pois 1 dia após o vencimento a empresa pode solicitar a inclusão do nome do consumidor nos órgãos de proteção ao crédito, felizmente a empresa dá um prazo para o credor pagar, entrando em contato via telefone ou carta. Caso as tentativas de contato não tenha sucesso, o consumidor recebe em seu endereço uma carta dando o prazo de 10 dias para a efetuar o pagamento, passado os 10 dias se a dívida não for quitada, o CPF entra para o cadastro de inadimplentes.
A maioria das empresa preferem manter um bom relacionamento com os clientes e só pedem a inclusão do CPF em último caso, depois de tentar todas as formas possíveis de cobrança.
Mas quanto tempo o seu nome pode ficar sujo?
O prazo máximo para o nome ficar na lista de inadimplentes é de 5 anos.
Dentro desse período o CPF fica com o nome restrito, suas chances de crédito diminuem por conta disso. Passado os 5 anos o nome do cliente sai da lista de inadimplentes, mas isso não impede que a empresa continue fazendo a cobrança via telefone, cartas ou ofereça acordos.
Quando se faz um acordo de renegociação de dívida, caso o mesmo não seja pago ele também pode ter como resultado o nome incluso na lista, torna-se uma nova dívida feita com a empresa.
Muitas pessoas só descobrem que estão com o nome sujo quando precisam de crédito, ou tentam fazer empréstimo ou financiamento.
Consulte periodicamente o seu cpf, verifique se existe pendências. Muitas vezes sem querer esquecemos de pagar determinado boleto, e isso pode acarretar um prejuízo maior no futuro.
Seu nome é seu maior patrimônio, consulte.