As transferências bancárias são mais comuns do que imaginamos, seja porque recebemos em contas que não movimentamos ou porque temos a possibilidade de pagar bens e serviços por meio da transferência entre bancos ou entre contas. O problema é que nem sempre as siglas são entendidas e muita gente acaba ficando com medo de realizar movimentações por não entender como funcionam ou o que são.
O que é DOC?
O Documento de Crédito, ou DOC, é uma transação limitada a um valor de R$ 4.999,99 e que pode ser realizada em todos os bancos brasileiros e instituições autorizadas pelo Banco Central. Normalmente o DOC é o que chamamos de transação entre contas do mesmo banco, já que normalmente as pessoas que realizam essa transação movimentam o dinheiro dentro da mesma instituição bancário como origem e destino. Isso possibilita que a pessoa receba o dinheiro no mesmo dia, desde que o pagamento tenha sido efetuado até as 21h59 de cada dia. Depois desse horário o dinheiro só é liberado no dia seguinte a transação.
Para fazer um DOC é preciso o número da conta do beneficiário assim como o CNPJ ou CPF. Cada instituição pode cobrar um valor para o DOC, ou deixar que eles sejam isentos.
O que é TED?
O TED, ou Transferência Eletrônica Disponível foi criado no ano de 2002 pelo Banco Central para ampliar o limite de transferência, que era de apenas R$ 4.999,99. Desde Janeiro do ano passado o TED não tem mais limite estipulado e é uma ótima opção para quem precisa movimentar grandes valores.
Se a transferência for realizada até às 15h o beneficiário receberá dentro de alguns minutos, caso contrário, apenas no dia seguinte. O TED possibilita que os valores também sejam enviados para conta poupança, mas para isso é preciso da conta e agência do beneficiário, banco e CPF ou CNPJ.
Vale lembrar que o TED só pode ser realizado por um valor mínimo, que é estipulado por cada um dos bancos brasileiros, assim como as taxas cobradas para realizar a transição.
Agora que você já sabe como funciona o DOC e o TED, pode aproveitar todos os meios de transferência bancária.