O processo de análise de crédito, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, é essencial para garantir a segurança e sucesso das negociações. É preciso saber, de fato, quais as reais condições do comprador e definir se ele será capaz de honrar com as opções, valores e prazos firmados.
A forma mais eficaz de realizar tais análises é utilizar a técnica dos 5 Cs. Utilizando-a, o vendedor obterá as informações necessárias para decidir se, de fato, o negócio pode ser vantajoso. Conheça a metodologia através de 5 dicas e aprenda a fazer uma complexa análise de crédito utilizando a técnica.
Analisando crédito com a Técnica dos 5 Cs
- Análise de caráter: Este é o principal pilar das análises de crédito eficientes. É preciso pesquisar e formar um dossiê do comprador contendo informações como pontualidade nos pagamentos, protestos e pendências financeiras. O consumidor deve demonstrar ética e moral para saldar os compromissos financeiros firmados.
- Capacidade financeira: O vendedor deve possuir, também, informações completas sobre a capacidade financeira do consumidor. Neste tópico, entram as análises e comprovações de renda, local de trabalho e tempo de serviço. No caso dos autônomos, tal análise pode ser realizada através da declaração do Imposto de Renda. Neste passo, também podem ser consideradas informações como grau de instrução, cargo, estabilidade familiar e nível de endividamento.
- Condições e empregabilidade: Após analisar a capacidade financeira, é preciso atentar-se à atual condição do consumidor (principalmente no caso de assalariados), ou seja, verificar se ele encontra-se em férias, afastado por doença, aviso prévio etc. Se o consumidor está de férias, por exemplo, é preciso considerar que no próximo mês não terá à disposição o salário integral.
- Análise de capital: é imprescindível tanto em análises de pessoa física como jurídica. Aqui, pesquisa-se toda a estrutura econômica e financeira de uma empresa ou pessoa como, por exemplo, a existência de financiamentos ou empréstimos, casa própria ou alugada.
- Collateral (Garantia): Grande parte dos empresários, antes de fechar negócio, exigem a apresentação de um avalista/fiador ou ‘sinal’ financeiro’. O principal motivo é a precaução contra fraudes e golpes. O recurso pode ser utilizado nas análises de pessoa física e jurídica.
Você conhece alguma outra técnica que pode ser incluída no processo de análise de crédito?
Se sim, compartilhe conosco. Bons negócios!