como é o crlv digital

Como é o CRLV Digital? Obrigatoriedade, download, emissão

Descubra como é o CRLV Digital e quando passará a ser obrigatório em todo o país, inclusive, em São Paulo. Saiba como solicitar e emitir bem como fazer o download pela internet após o pagamento da licenciatura anual. Confira informações importantes abaixo!

A partir de 08 de maio de 2020, o estado de São Paulo iniciou o processo de emissão do CRLV por meio digital, e não mais em formato papel. Assim, os proprietários de veículos, seja de passeio, caminhão, ônibus, reboque, semirreboque etc terão a licenciatura anual por meio eletrônico.

Desse modo, essa iniciativa trará mais praticidade e reduzirá os custos, já que não mais terão que pagar para enviar o documento via correio. Então, isso significa que o próprio dono do veículo poderá fazer o download ao baixar o aplicativo em seu celular para obter o CRLV-e.

Esse como é o CRLV Digital – Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo é um documento obrigatório que todo motorista deve ter em seu poder.

Sendo assim, o veículo só pode circular pelo país mediante esse certificado em mãos. Por isso, a importância de obtê-lo onde quer que vá!

Antigamente, o documento era impresso em formato papel, porém, a partir de junho de 2020, todos deverão aderir ao formato digital. E os Detrans dos estados precisarão implementar esse sistema digital, pois o prazo limite é ainda em junho desse ano.

Vantagens de como é o CRLV Digital

As vantagens dessa mudança de papel para digital são muitas, tais como:

  • Não precisará carregar o CRLV para onde for ou ter o risco de perder esse documento em algum lugar, pois como será digital, você poderá acessá-lo a qualquer momento

  • É mais seguro, pois o acesso ao documento será por meio de uma senha no próprio celular do proprietário. Assim, facilita no momento da blitz e também dificulta o roubo do veículo

  • Funcionalidades do app que lembra o vencimento da CNH, notificação quando há alguma multa na placa, além de outros serviços disponíveis

Quer saber como é o CRLV Digital? E como pode solicitar via internet? Confira mais informações abaixo e peça já o seu!

Como é o CRLV Digital?

O CRLV Digital é o novo documento de registro e licenciamento anual do veículo para que possa transitar pelas ruas. Assim, o proprietário do veículo deve solicitar de acordo com o tipo e final da placa. E, em seguida, emitir em formato eletrônico, o que é de obrigatoriedade a partir de junho de 2020.

Para isso, ele precisa estar quites com todos os débitos (IPVA, multas, DPVAT etc) que existem, caso o veículo tenha no banco de dados do Detran. Além desse critério, há outros, tais como:

  • Deve solicitar de acordo com o calendário de licenciamento: para veículos de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque, o pagamento para qualquer final de placa acontece a partir de abril; Já para caminhão, o período de licenciamento para final de qualquer placa ocorre a partir de setembro

  • Em São Paulo, o veículo deve estar registrado em quaisquer um dos municípios do estado

  • Nada de restrições administrativas ou judiciais poderão constar no veículo

  • O pagamento da taxa de licenciamento anual deve ser feito até o prazo limite conforme o calendário

  • Deve estar emplacado com 3 letras (veículo)

  • Caso o veículo seja movido a gás natural (GNV), então, deverá ter o CSV – Certificado de Segurança Veicular de São Paulo

  • Se tiver algum bloqueio judicial ou administrativo, o proprietário do veículo deverá se dirigir a uma unidade de atendimento para solucionar

  • No caso de veículo de órgão oficial ou entidade, então, deverá se dirigir até uma unidade de atendimento e fazer o licenciamento

Obtenha mais informações ao clicar em Detran-SP – CRLV Digital!

Como solicitar e emitir o CRLV-e?

A solicitação pode ser feita por pessoa física (proprietária do veículo) ou jurídica (proprietária ou representante legal da pessoa jurídica). E você deverá solicitar por sistema bancário que pode ser via agência bancária, caixa eletrônico ou pela internet.

COMO TIRAR CERTIDÃO DE PROPRIEDADE DE VEÍCULO?

Após essa emissão da taxa CRLV Digital, então, fará o devido pagamento no valor de R$ 93, 87 nos bancos conveniados. E, em seguida, baixará em seu celular o App CDT – Carteira Digital de Trânsito do governo federal ou pelo portal de serviços do Denatran.

Por meio desse aplicativo, você consegue fazer o download em seu celular ou imprimir, caso queira. É só informar o número do Renavam e pronto!

Também pelo portal do Detran SP é possível emitir o CRLV Digital, basta clicar aqui e seguir as instruções como o preenchimento do CPF ou CNPJ, Renavam etc.

Como verificar restrições do veículo?

Para verificar pendências no veículo como multas, IPVA etc você pode acessar o nosso sistema Consulte Fácil e realizar o cadastro gratuitamente. Após logado, insira créditos e faça a consulta! Muito fácil, simples e prático!

Clique aqui e veja quais são os débitos de seu veículo ou se nada consta.

E, então? Aprendeu como é o CRLV Digital? Tem mais alguma dúvida? Comente e compartilhe!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *