Quem é que consegue comprar e pagar à vista em plena crise econômica? E para conquistar os clientes e conseguir vender seus produtos, é preciso aceitar que eles paguem suas compras em parcelas mensais. É aí que começa o problema, visto que na atual situação do nosso país, os índices de inadimplência também aumentam a cada dia. Os comerciantes enfrentam um paradoxo diário de não poder perder vendas, ao mesmo tempo em que não têm uma “bola de cristal” para saber para quais clientes podem vender sem correr o risco de “tomar um calote”. Foi pensando em auxiliar esses comerciantes na decisão de vender ou não para determinado cliente que surgiu o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Através desse serviço, é possível consultar a situação de cada cliente, seja ele pessoa física ou jurídica, no mercado. Apesar da necessidade de parcelar os pagamentos para vender determinados valores, ninguém quer ficar na mão na hora de receber, certo? E convenhamos, não há nada pior do que contar com o pagamento de um cliente para honrar com suas contas e esse pagamento não vir. Dependendo de qual for o valor, a situação financeira da sua empresa pode ficar abalada pelos casos de inadimplência.
Mediante o pagamento de uma taxa mensal, é possível dispor de um serviço de consulta e escolher vender apenas para clientes que têm um bom relacionamento no mercado. No resultado da consulta, constarão duplicatas em atraso com outros fornecedores, contas como telefônicas ou de energia em aberto, dívidas com bancos e ações judiciais, ou seja, um guia completo para fazer a sua venda na certeza de que receberá os pagamentos em dia. Apesar de a consulta conter todas as informações, na hora de analisá-la, é necessário muito mais sensibilidade do que o simples foco no resultado.
Algumas pessoas honestas e acostumadas a honrar seus compromissos podem atrasar uma conta por distração ou dificuldades no orçamento, porém, tratam logo de fazer o pagamento assim que possível. Observar o número e valor das pendências, sua frequência e há quanto tempo vêm acontecendo poderão ajudá-lo a perceber em qual grupo o possível cliente se enquadra.