Como diminuir a inadimplência da minha empresa com consultas SPC

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) é um órgão que pertence à Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e trabalha oferecendo diversas vantagens às empresas, entre elas as informações sobre a situação de crédito dos clientes. Quando uma pessoa já está devendo em alguma loja e o seu nome foi parar no SPC, então dizemos que essa pessoa está com o “nome sujo” no mercado.

Dessa forma, o SPC permite às empresas a diminuição da inadimplência. Basta consultar se o cliente que deseja ter créditos, ou fazer compras à prazo, em seu estabelecimento possui o nome no sistema de restritos do serviço. Caso esse cliente esteja com a situação irregular, o SPC passa essa informação para o lojista, evitando que ele proporcione créditos a um cliente que, provavelmente, não terá condições de pagar a conta.

De acordo com diversos estudos realizados na área das finanças, as pessoas que já estão com o nome no SPC são, também, os indivíduos com menor intenção de pagar as suas dívidas, principalmente as dívidas mais novas. Assim, evitar dar crédito às pessoas com restrição no nome é algo que diminui os índices de inadimplência na empresa, justamente porque evita que essas pessoas fiquem com uma dívida maior ainda, a qual não poderão quitar.

Outro benefício do banco de dados do SPC é que o serviço permite às empresas consultar o nome do cliente de forma simples e rápida, através da internet, num processo 100% online. Dessa forma os lojistas podem saber na hora se podem aprovar, ou não, a compra ou o crediário daquele cliente. Basta informar o nome completo e o número de CPF para obter a informação e evitar a “dor de cabeça” para a empresa.

Todas as maiores e principais empresas do mercado já trabalham em parceria com o sistema do SPC. O serviço, junto com o SERASA Experian, está entre os mais reconhecidos para consulta ao crédito. Com o SPC é possível obter informações do cliente, como: endereço, telefone, dívidas atrasadas, cheques protestados e até cheques roubados. Sem dúvidas, essas são informações que fazem toda a diferença quando o objetivo é saber quem são os inadimplentes.

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *