Que atire a primeira pedra quem nunca teve dívidas com as quais se preocupar! É comum até perder noites de sono pensando nas contas acumuladas que não podem ser quitadas. Saiba que um bom planejamento financeiro pode evitar tudo isso e, principalmente, impedir que o endividamento prejudique a sua vida de alguma forma.
Mas como executar um planejamento que funcione na prática e seja eficiente para evitar o endividamento?
• Tenha uma planilha com as suas despesas e receitas
Essa dica é a mais básica de todas, o primeiro passo de um planejamento financeiro. Em uma tabela, coloque todos os gastos previstos para o mês e, em outra, o que você vai receber. Bata os dois números, analise quanto sobra depois de quitar aquelas despesas fixas e necessárias: aluguel, prestação da casa, do carro, energia elétrica, água, alimentação e outras. Do que sobrar, reserve uma porcentagem para guardar e o restante para gastar com o que não é prioritário.
Paralelamente a isso, em uma terceira tabela, vá anotando tudo o que você gasta, mesmo que seja R$ 2. No final do mês, você vai conferir se gastou mais do que o previsto e, o que é mais importante, em quê você anda gastando. Isso é fundamental para readequar as suas finanças.
• Deixe o cartão de crédito em casa
Ele é o vilão das dívidas, então, corte o mal pela raiz: quando sair de casa, deixe o cartão de crédito, porque é muito fácil perder o controle dos gastos com ele. Assim, o cartão fica reservado para situações especiais, compras grandes e necessárias que precisam ser parceladas.
• Compre à vista
Muitas vezes, quem compra à vista consegue um bom desconto do comerciante, que acaba compensando. Faça desse tipo de compra a sua primeira opção sempre, para evitar que os parcelamentos levem você direto para o endividamento.
• Tenha uma meta
Se você está pensando em comprar uma casa ou um automóvel, já tem o seu objetivo. Caso contrário, estabeleça alguma outra meta: guardar um valor X por ano para a faculdade dos filhos, para viajar. Qualquer coisa que motive você a controlar melhor as suas finanças.