Como evitar problemas com clientes inadimplentes.

Um dos maiores problemas que os empresários enfrentam, sem sombra de dúvidas, é a inadimplência de alguns clientes. Isso acontece em todos os segmentos e portes de negócios e, se o empreendedor não souber como lidar, os prejuízos podem ser tão grandes a ponto de provocar a falência ou, na mais otimista das hipóteses, uma quebra no orçamento.

Felizmente, algumas estratégias podem evitar problemas com clientes inadimplentes. Conheça as principais:

• Conheça o cliente e consulte!

Essa talvez seja a medida mais eficaz! Não deixe de pesquisar sobre ele junto a entidades de proteção ao crédito para se certificar de que ele já não foi irresponsável com outra empresa. Solicitar os documentos também é importante e não apenas os números: peça para que ele realmente apresente o seu RG, CPF, comprovante de renda e de residência. Anote também um número de telefone fixo e ligue para confirmar esses dados todos.

• Invista no pós-venda

Acredite se quiser, mas existem clientes que deixam de pagar corretamente simplesmente porque ficaram insatisfeitos com o produto ou serviço. Depois de fechar a venda, espere alguns dias e entre em contato com a pessoa, para saber se ela teve algum problema, se a aquisição atendeu às expectativas e se ela precisa de algum suporte.

• Adote o boleto bancário

Alguns empresários já o deixaram de lado, mas a verdade é que o boleto bancário facilita muito as coisas. Eles inibem os atrasos, porque trazem de forma clara a multa e os juros, além de ajudar o empreendedor a identificar e controlar o pagamento em sua conta.

• Controle interno

Adote um software específico ou então uma simples planilha em Excel em que estejam dispostos, de forma clara e visível, os prazos de pagamento. Com isso, se algum cliente atrasar, você terá noção disso imediatamente e poderá agir com rapidez.

Se mesmo com tudo isso você não conseguir evitar a inadimplência, corra atrás do prejuízo. Tente fazer um contato por e-mail com o cliente, de forma amistosa e atenciosa, lembrando-o da data de vencimento do pagamento. Se não obtiver um retorno em 24 horas, ligue e ofereça alternativas de pagamento (que não prejudiquem o seu faturamento).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *