Como retirar dívida em protesto em cartório?

Como retirar dívida em protesto em cartório

O protesto em cartório acontece quando uma dívida não é paga. E essa é a forma mais rápida de receber pagamentos vencidos, por isso, muitas pessoas o utilizam em seus negócios. Caso você tenha o seu nome sujo, então, saiba como retirar dívida em protesto em cartório lendo abaixo!

Todos nós já tivemos a má experiência de ter o nome sujo no SPC, SCPC e demais órgãos de proteção ao crédito. Assim, é bem desconfortante aquele momento em que você quer fazer uma compra em uma loja sem poder usar o seu nome no crediário porque ele não será aprovado.

Talvez, essa situação esteja acontecendo com você, não é verdade? Mas e quando o débito se encontra também no cartório? Já pensou em como retirar dívida em protesto em cartório e quais são os procedimentos corretos? Aqui abaixo você descobrirá essa informação e outros detalhes!

O que é um título protestado em cartório?

Antes de você saber como retirar dívida em protesto em cartório vale destacar o que é um título protestado. Até porque não são todas as empresas credoras que utilizam esse mecanismo de cobrança para receber a dívida.

Um título protestado em cartório é todo pagamento que deveria ter sido efetivado, mas não foi. E a empresa utiliza desse recurso para tentar receber o valor devido. Mas antes de você ter o título protestado, a empresa entra em contato para ver alguma maneira de negociar essa pendência.

E, após o prazo para você pagar, caso não efetive o pagamento, a empresa entra com pedido de inclusão no registro do cartório. E, desse modo, você fica com nome sujo. E o cartório aciona o SPC, SCPC também para incluir os seus dados na lista dos inadimplentes.

Os principais títulos protestados em cartório são os seguintes:

  • Contratos de aluguéis

  • Duplicatas

  • Cheques sem fundos e/ou devolvidos

  • Carnês

  • Letra de câmbio

  • Notas promissórias

  • Confissão de dívida

  • Debêntures

  • Conta de prestação de serviços

  • Sentença Judicial

  • E outros tipos

Como retirar dívida em protesto em cartório?

Primeiramente, você deve saber qual o cartório em que o seu nome foi protestado. Mediante esse dado, você solicitará uma certidão lá nesse cartório onde consta qual a empresa que o protestou.

Basta apenas informar o seu CPF ou CNPJ (no caso de pessoa jurídica) e pedir que emita esse documento. Após isso, você entrará em contato com a empresa que o cobrou judicialmente e negociará o valor total da dívida.

Agora, caso você não saiba em qual cartório se encontra o seu nome sujo, então, faça uma breve consulta online. Assim, poderá ter todas as informações que precisa! Para isso, clique em Consulte Fácil e faça o seu cadastro gratuitamente no sistema.

Depois de criada a sua conta, então, insira créditos para que realize a consulta. Mediante a liberação do crédito, você realiza a busca ao informar o seu CPF e/ou CNPJ no campo solicitado na página do site. Muito mais fácil e prático!

Conheça todos os tipos de consultas que o Consulte Fácil oferece ao clicar aqui.

Para a retirada do seu nome no cartório, siga estes passos:

  • Quite a dívida na empresa credora

  • Leve o comprovante de quitação do valor ao cartório em que seu nome foi protestado juntamente com os seus documentos pessoais

  • Solicite a exclusão do seu nome, tanto no cartório como no SPC e/ou SCPC

Após resolver no cartório ao pagar a taxa de exclusão do seu nome, peça o comprovante a fim de se resguardar.

Que tal? Gostou de saber dessas informações? Comente e compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *