Compras no exterior terão que ter CPF e CNPJ nas encomendas

CPF e CNPJ nas encomendas internacionais

A exigência do CPF e CNPJ nas encomendas para compras internacionais já estão valendo a partir de 01 de janeiro de 2020! Então, fique atento a essa obrigatoriedade pois, caso não cumprida, acarretará a devolução do produto bem como a sua destruição. Confira mais informações aqui!

Cada vez mais as pessoas estão comprando produtos e diversos itens em sites estrageiros. E seja lá qual for o motivo, venda direta, uso pessoal ou revenda, é uma das formas de obter lucro e preços mais em conta. E isso não há dúvida, não é verdade?!

Por conta desse aumento de vendas, a Receita Federal passou a exigir que as encomendas e remessas sejam identificadas. Na verdade, isso é uma forma de controle e segurança.

Agora, você que faz compra online em site do exterior terá que informar obrigatoriamente, a depender do caso, os seguintes documentos:

  • CPF – Cadastro de Pessoa Física

  • CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

  • Passaporte – Número do destinatário

Desse modo, se você quiser que o despacho aduaneiro seja liberado, então, não poderá esquecer de realizar esse procedimento.

CPF e CNPJ nas encomendas e remessas – Como funciona?

Para você que realizará a compra no exterior deverá incluir o número do CPF e CNPJ e até mesmo o número do passaporte do destinatário na hora da compra online. E caso esses dados não sejam fornecidos, haverá a possibilidade do produto ser devolvido e ser proibido de entrar no país.

Também caso a devolução não tenha sido bem sucedida, haverá o risco do produto ser destruído, o que acarretará prejuízos a você!

Além disso, a empresa ou a pessoa física que vendeu o produto encaminhará juntamente com a encomenda essa mesma informação.

No entanto, caso elas esqueçam de fornecer esses dados, os Correios fornecerão uma ferramenta online. Desse modo, será possível verificar os dados, caso não estejam informados na hora do despacho.

Ferramenta online dos Correios – Como proceder?

A ferramenta online dos Correios será utilizada sempre que não tiver identificado a encomenda. Desse modo, saiba abaixo como você deve proceder a fim de que possa utilizar esse serviço.

O cadastro no portal dos Correios é gratuito. Assim, você pode preencher os dados em seu site por meio do rastreamento ou no Portal Minhas Importações. Para assegurar que o produto seja entregue corretamente ao destinatário, faça o seguinte:

  • Acesse o site dos Correios ao clicar em Portal Encomendas Internacionais

  • Depois, clique na opção Ambiente Minhas Importações

  • Caso ainda não tenha cadastro, clique logo abaixo do usuário e senha onde está descrito Cadastrar-se no IdCorreios. Mas, se já for cadastrado no site, entre com usuário e senha de acesso ao portal

  • Em seguida, clique em Enviar

Pronto! Só pesquisar qual a encomenda de destino e apresentar a fiscalização aduaneira a fim de que o produto seja entregue corretamente

E se você quiser saber em que situação a sua encomenda se encontra, então, clique em Rastreamento e descubra onde ele está.

Para isso, é só informar o CPF, CNPJ ou o código de rastreamento no campo e clicar em Buscar. Pronto! Logo aparecerão as informações sobre a localização da encomenda.

Agora que você está informado sobre CPF e CNPJ nas encomendas, veja abaixo como consultar CPF e CNPJ na base de dados dos órgãos de proteção ao crédito. Saiba se o seu nome está negativado seguindo os passos abaixo!

Consulte CPF e CNPJ no SPC, SCPC e demais órgãos

Uma das maneiras de você não ter problemas envolvendo o seu nome é estar em dias com os pagamentos. Desse modo, ao fazer alguma solicitação de crédito você obtenha sucesso ao passar pela análise do banco, loja ou instituição financeira.

No entanto, acontece alguns tropeços no caminho e você deixa de efetivar o pagamento dessas contas. E, assim, passam dias e dias sem ter condições de pagá-las.

Renovação de débitos após 5 anos é contra Lei?

E, então, após um prazo de 60 dias, normalmente, o seu nome é incluído no SPC, SCPC e demais órgãos de proteção ao crédito, o que significa que seu nome está sujo. Por conta disso, você não consegue mais obter crédito, seja um empréstimo, financiamento, crediário, cartão de crédito etc.

Mas, você pode saber por meio da consulta online como se encontra o seu CPF e/ou CNPJ. E se você está com débitos, dá para descobrir o valor e qual a empresa credora.

Para te ajudar, siga os passos abaixo e faça a consulta CPF e CNPJ agora mesmo!

  • Acesse o site Consulte Fácil ao clicar em Quero consultar CPF ou CNPJ

  • Clique no menu Cadastre-se, se ainda não possui cadastro no sistema. Se já tem, então, clique no menu Minha Conta e entre com login e senha de acesso

  • Após logado, insira créditos em sua conta para realizar a consulta

  • Depois de liberado o crédito, entre em sua conta e clique na opção de consulta CPF e/ou CNPJ

  • Informe os dados solicitados nos campos correspondentes

Pronto! O relatório com os seus dados serão mostrados na tela. E, caso existe restrições, será mostrado. E, se não existir, o sistema emitirá a mensagem de nada consta.

Agradecemos a sua visita em nosso blog e esperamos que essas informações sobre CPF e CNPJ nas encomendas tenham sido úteis para você! Volte outras vezes, pois sempre encontrará novidades de conteúdos!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *