CPF pode negativar no SPC e SERASA por causa do cartão de crédito clonado

CPF pode negativar no SPC e SERASA

CPF pode negativar no SPC e SERASA

É cada vez mais frequente ver notícia de que CPF pode negativar no SPC e SERASA por causa do cartão de crédito clonado. Talvez, você já tenha passado pela experiência de receber uma dívida negativada sendo que nunca nem fez nenhuma compra na loja.

A realidade é que, de vez em quando, isso acontece mesmo. O cartão de crédito clonado tem o risco da pessoa utilizá-lo passando-se por você. E, com isso, realizar compras sem o seu consentimento prejudicando-o sobremaneira.

E, assim, você fica sabendo do nome sujo quando chega a surpresa em sua residência: a carta de cobrança. É uma das situações constrangedoras que aborrecem qualquer pessoa. Quem gosta de ser cobrado por algo que não fez? Ninguém!

De acordo com a pesquisa feita pelo SPC – Serviço de Proteção ao Crédito cerca de 41% dos brasileiros tiveram o seu nome sujo devido terem o cartão de crédito clonado.

E essa é uma das principais causas de fraudes ocorridas nos últimos 12 meses. As demais foram boleto falso (13%), cartão de débito, contratação de financimento e empréstimo (11%), além de outras que foram mencionadas.

Desse modo, é bom tomar algumas medidas corretas para resolver esse problema. Também é prudente que você se previna a fim de evitar problemas maiores.

Neste post, você terá uma orientação de como proceder e resolver, caso esteja passando por essa situação. Também poderá saber como evitar que essas fraudes possam lhe acontecer.

CPF pode negativar no SPC e SERASA por causa do cartão de crédito clonado

Se você foi vítima de fraude tendo o seu cartão de crédito clonado, saiba que o seu CPF pode ser negativado pelo SPC e SERASA.

É importante destacar que antes da negativação do seu nome na lista de devedores, você precisa ser comunicado. Por isso, fique atento as cartas que recebe e e-mails em sua caixa de entrada.

Agora, quando suspeitar ou saber que o seu cartão de crédito foi clonado, uma das primeiras ações que deve fazer é procurar a instituição financeira. Ao chegar lá, explique que não reconhece essa compra feita em seu CPF e que deseja averiguar essa situação.

Se você foi negativado pelo SPC, SCPC ou SERASA, então, solicite que o seu nome seja excluído da lista dos inadimplentes. Caso o seu pedido não seja atendido, então, você pode entrar com ação na justiça por meio de um acordo extrajudicial ou por danos morais.

Orientações para evitar fraudes no cartão de crédito

Algumas ações que você pode tomar a fim de evitar que o seu cartão de crédito seja clonado. Uma das coisas importantes é que você pode até fazer todas elas, mas em alguns casos é inevitável. Por isso, faça o que puder e fique bem atento a qualquer suspeita que perceber!

1 – Antes de comprar pela internet pesquise sobre a empresa

Uma das fraudes comuns mencionadas pelo SPC e SERASA é justamente as compras online. Então, certifique-se de que a empresa realmente exista. Também se possui o selo de confiabilidade de site e se já está consolidada no mercado.

2 – Exija que a empresa forneça a nota fiscal

A nota fiscal é um documento comprobatório que você tem para se resguardar de quaisquer eventualidades. Com ele em mãos, você pode fazer troca do produto, ressarcimento ou mesmo validar a compra. E ainda evita CPF pode negativar no SPC e SERASA, caso a compra que fizeram não tenha emitido nota.

3 – Jamais forneça dados por telefone

Nunca forneça qualquer informação pedida de você por telefone como dados pessoais, endereço, e-mail e bancários. Se for preciso atualizar qualquer dado, prefira comparecer ao local para informar.

4 – Perda e/ou roubo

Caso você perca ou alguém roube o seu cartão de crédito, ligue imediatamente para o seu banco informando-o do ocorrido. E lembre-se de fazer o Boletim de Ocorrência – BO para comprovar a veracidade das informações.

5 – Nunca peça ajuda a estranhos

Ao se dirigir ao seu banco, caixas eletrônicos ou qualquer loja nunca peça ajuda de estranhos. Assim, prefira pedir auxílio a funcionários das agências ou lojas.

6 – Não compartilhe informações pessoais nas redes sociais

Evite informar qualquer dado pessoal no facebook, instagram ou whatsApp. Até mesmo em mensagens privadas, pois podem ser invadidas por hackers! Caso precise informar uma informação pessoal no privado, faça-o, porém apague em seguida.

Como consultar o CPF no SPC e SERASA?

O acompanhamento do seu CPF no SPC e SERASA é de grande importância para estar ciente que está tudo indo bem. Assim, você pode realizar a consulta de forma simples, rápida e pela internet. Ainda mais quando o CPF pode negativar no SPC e SERASA, pois monitorando-o você sabe quais compras estão sendo realizadas.

Em apenas alguns minutos, as informações são mostradas para você. No Consulte Fácil, você faz o seu cadastro gratuitamente no sistema e paga apenas a consulta que fizer. Desse modo, não há mensalidade, burocracia e você ainda pode entrar em contato com a empresa credora para negociar!

Para isso, siga estes passos:

  • Cadastre-se gratuitamente preenchendo os seus dados em todos os campos solicitados

  • Insira créditos em sua conta. Pode ser qualquer valor ou apenas o da sua consulta ao CPF

  • Depois, aguarde a liberação e análise dos créditos que você colocou

  • Pronto! Já pode realizar a consulta do seu CPF!

Para mais informações, fazer parceria ou queira tirar dúvidas, entre em contato conosco pelo

 Se quiser, deixe um comentário e compartilhe esse post com os seus amigos e familiares.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *