Com certeza você já ouviu falar sobre o famoso cheque especial, que nada mais é do que uma modalidade de crédito, um limite que os bancos disponibilizam na própria conta corrente de seus clientes. Nem todos tem acesso ao “beneficio”, é necessário ser um cliente que movimente a conta, tenha renda comprovada, nome sem restrições e outras exigências que variam de banco para banco.
Mas afinal, quando usar o limite do cheque especial? Quais são as vantagens e desvantagens dele? O principal conselho para manter uma vida financeira saudável é usar o cheque especial o mínimo possível, por conta dos juros e IOF. Mas imprevistos acontecem, então o uso do limite do cheque especial deve ser somente em emergência.
Como tudo tem um bônus e um ônus, abaixo a principal vantagem e a desvantagem do cheque especial:
Vantagem
È uma modalidade de crédito mais fácil porque já vem embutida na sua conta corrente, caso não esteja basta entrar em contato com o seu gerente e verificar se é possível a liberação.
Desvantagem
Tem a maior taxa de juros e IOF do mercado! A porcentagem pode variar de banco para banco, mas eles podem aplicar o quanto quiser encima do que você usa dentro do limite.
Conclusão
Usar o cheque especial deve destinar-se apenas para emergências, o cliente não fica bem visto aos olhos do banco quando utiliza do limite todos os meses, afinal mostra que a probabilidade dele gastar mais do que ganha é grande, e pode gerar dívidas no futuro.
Se for necessário usar o limite, que seja com atenção e responsabilidade, afinal esse limite é um empréstimo feito pelo banco, que vai ser cobrado com juros e taxas altíssimas
CONSULTE AGORA MESMO SEU CPF ONLINE COM SEGURANÇA E PRATICIDADE