Qual a taxa de IOF para financiamento de veículo

Qual a taxa de IOF para financiamento de veículo?

IOF significa Imposto sobre Operações Financeiras e está presente em, praticamente, todas as modalidades de compra, troca de moeda. Também é conhecido como Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro. Saiba aqui mais informações e qual a taxa de IOF para finaciamento de veículo!

No Brasil, existe um imposto que você precisará conhecer antes mesmo de realizar qualquer tipo de compra ou realizar alguma transação financeira. Por exemplo, se você fizer um empréstimo ou operações de câmbio terá que arcar com a taxa de IOF.

E essa taxa de IOF varia conforme a modalidade que você utilizará, ou seja, tipo de operação. Se for financiamento, essa alíquota vai depender do que está sendo financiado.

Se for cartão de crédito, essa alíquota de IOF só incidirá quando a fatura não for paga em dias, isto é, após o vencimento. E se você transferir um valor da sua conta para uma conta no exterior, o IOF é cobrado pela transação financeira fora do país. No entanto, dentro do Brasil, esse IOF não é cobrado.

Assim, existem várias aplicações de IOF que são feitas no momento da cobrança e acontecem na forma que a lei determina. Desse modo, esse tributo é pago à União que descreve as incidências no Decreto n.º 6.306, de 14 de dezembro de 2007.

Neste post, você terá um esclarecimento sobre qual a taxa de IOF para financiamento de veículo, caso esteja planejando adquirir um. Por isso, leia a seguir e obtenha detalhes desse tipo de operação.

Qual a taxa de IOF para financiamento de veículo?

Adquirir um veículo, seja carro ou moto, é ainda o sonhos de muitos brasileiros. Talvez, você esteja pensando em comprar um novo bem, mas não possui o valor integral para pagamento à vista.

É sabido que quando você compra qualquer coisa em dinheiro vivo, você economiza bastante. Além disso, há a possibilidade de receber até um desconto. Mas, quem é que tem um valor elevado para dar em troca de um veículo, por exemplo, ou um imóvel? Praticamente, são poucos que conseguem juntar dinheiro hoje em dia!

Assim, você pode estar refletindo sobre financiar esse veículo que tanto quer, pois é uma necessidade hoje em dia que ajuda na locomoção. Até porque ter um carro não é mais um luxo de poucos, é uma necessidade de cada um. Com o financiamento, é possível ter o veículo para ser utilizado em seu dia a dia, mas você pagará parcelas ao banco. Até quitá-lo, o veículo pertence ao banco e não a você!

Então, é preciso ter cautela nesse momento, pois há diversos fatores que influenciam no valor total para aquisição de um veículo financiado. Como, por exemplo, a taxa de IOF! O financiamento, seja ele de veículo ou imóvel, tem suas vantagens. Porém, é um preço a pagar que pode sair caro.

Por isso, é bom averiguar as taxas, alíquotas que incidem sobre o financiamento de veículo antes de fechar esse negócio. Embora você tenha parcelas mensais fixas para pagar e já sai com o carro ou moto da concessionária na hora, o prazo de quitação conta bastante, pois nele estão incutidos juros e impostos.

Como dito antes, o IOF é um imposto federal pago à União, exclusivamente. Ele tem o objetivo de regular a economia no país ao indicar o percentual de oferta e demanda de determinado tipo de operação. Assim, é cobrado de pessoas física e/ou jurídicas e recolhidos à União.

Para o financiamento de veículo, há dois tipos de taxa de IOF a serem aplicados:

  1. Cobrada uma única vez na alíquota de 0,38% sobre o valor financiado

  2. Cobrada uma vez ao ano na alíquota de 3%

Além do imposto de IOF, há outros juros que incidem sobre o financiamento de veículo que você pode solicitar informações na própria empresa que pretende fazer a aquisição do bem.

É bom verificar em pelo menos 3 concessionárias, buscar orçamento a fim de decidir e escolher onde possui menores taxas de juros e melhores propostas. Também fique atento a cobrança de qual a taxa de IOF para financiamento de veículo e tome nota!

Se você deseja consultar algum veículo que esteja em mente para averiguar as condições que se encontra, então, siga os passos abaixo e faça a consulta!

Consulte o veículo em apenas 5 passos!

Para você que precisa saber se há existência de alguma multa ou problemas no veículo que deseja adquirir, que tal fazer a consulta? Desse modo, pode descobrir alguma pendência e se resguardar de futuros problemas.

Para isso, siga estes passos:

1 – Acesse a plataforma online ao clicar em Consulte Fácil

2 – Escolha a opção Consulta Veiculares e clique em Consultar

3 – Realize o seu cadastro no sistema gratuitamente escolhendo se pessoa física e/ou jurídica

4 – Agora, entre em sua conta exclusiva, insira créditos e aguarde a liberação

5 – Após liberado, consulte informando a placa ou chassi do veículo. De pronto, você terá um relatório com todas as informações desse bem

Que tal? Gostou de saber qual a taxa de IOF para financiamento de veículo, além de ter obtido outras informações? Se quiser, comente e compartilhe!

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *