Somente com uma consulta CPF do titular é possível verificar quem o protestou. Então, que tal aprender como saber quem protestou meu nome no cartório a fim de resolver essa pendência? Aqui você faz a consulta online, de forma ágil e segura!
Os protestos de títulos nos cartórios está sendo uma das ações mais eficazes ao que tange ao recebimento de dívidas. Com cerca da metade de inandimplentes que quitam os débitos dentro de 3 dias úteis, essa alternativa está sendo cada vez mais usada pelas pessoas físicas e jurídicas.
Por isso, não estranhe se você receber uma notificação do cartório ao informar que pague o débito dentro de 3 dias úteis. Caso contrário, o seu nome será protestado no cartório e resultará o seu nome sujo na praça.
E, com isso, não terá aprovação nas análises de créditos, seja para empréstimo ou financiamento e outras opções de mercado. Por isso, é sempre bom avaliar se pode ou não realizar a compra que deseja, pois pode comprometer a sua vida futuramente, caso deixe de honrar com os pagamentos.
Quais os títulos protestados?
Se você pensa que aquela compra que fez no carnê na loja não pode levar a ter o nome protestado,se enganou! Toda dívida pode ser protestada, pois essa finalidade serve justamente para comprovar, de forma legal, a existência do débito em nome do devedor.
E, quais os títulos podem ser protestados? Eis abaixo uma pequena lista deles:
-
Boletos
-
Carnês
-
Notas promissórias
-
Cheques
-
Letras de câmbios
-
Aluguel
-
Duplicatas mercantis
-
Duplicatas de prestação de serviços
-
Cédulas de crédito bancário
-
E outros
Os títulos protestados podem ser incluídos nos cartórios que fazem toda a tramitação da existência de dívida em nome do devedor. Assim, formaliza e fica registrado para consulta de qualquer empresa que busca informações para concessão ou não de algum tipo de crédito.
Vale lembrar que os cartórios possuem habilitação e autorização para protestar de acordo as regras da Lei n.° 8.935/94. Se quiser, pode ler na íntegra ao clicar aqui.
Como saber quem protestou meu nome no cartório?
Por meio da consulta online você tem a chance de como saber quem protestou meu nome no cartório. E, assim, procurar o tabelionato de títulos para solucionar essa pendência.
Vale lembrar que o título protestado só pode ser resolvido na cidade onde o débito foi feito o registro. Mas é possível entrar em contato com o cartório para verificar as opções de soluções para quem está em outro estado e cidade.
Após alguns dias que você quitar o débito, o cartório tem o prazo de até 5 dias úteis para retirar o seu nome do registro de inadimplentes. Por isso, verifique se realmente esse procedimento foi realizado e caso não tenha sido, então, poderá recorrer na justiça.
COMO RETIRAR DÍVIDA EM PROTESTO EM CARTÓRIO
Agora, siga estes passos para consultar o título protestado:
-
Acesse o site Consulte Fácil ao clicar em Quero saber quem protestou meu nome no cartório
-
Depois, faça o cadastro gratuitamente em nosso sistema para ter acesso a suas funcionalidades
-
Agora, entre com login e senha em sua conta
-
Após logado, insira créditos em sua conta
-
Escolha a opção Consultar CPF/CNPJ – Dívidas + Protestos (você pode escolher outra mais completa top ou master)
-
Informe o seu CPF no campo correspondente
Pronto! O relatório será mostrado conforme as informações buscadas nos registros dos cartórios em todo o território nacional.
Para conhecer todos os serviços em nosso Consulte Fácil, clique em Consultas.
Se você gostou desse conteúdo, comente e compartilhe em seu feed!