cadastro positivo spc serasa

Familiares negativados podem ser registrados no Cadastro Positivo SPC/SERASA

O cadastro positivo SPC/SERASA é um sistema que registra cada pagamento de contas que o consumidor tem em seu CPF. E, desse modo, as empresas podem ter uma referência se ele é um bom ou mau pagador antes de conceder qualquer crédito.

No entanto, com as novas diretrizes do cadastro positivo pode ser que familiares inadimplentes também entrem nesse registro. E, com isso, pode dificultar a concessão de empréstimo, financiamento, cartão de crédito etc, caso exista alguém com nome sujo.

Também com esse novo formato de estrutura, cada consumidor brasileiro é incluído nesse registro de forma automática e não mais voluntária. Antigamente, você podia solicitar a inclusão ou exclusão. E, assim, era incluído ou excluído conforme pedido pela internet ou agência do SERASA.

Agora todo consumidor foi incluído no cadastro positivo automaticamente e, caso não queira permanecer, pode solicitar a exclusão. Essa mudança aconteceu devido a aprovação no Congresso Nacional em 08 de abril de 2019.

Assim, ia entrar em vigor a partir de 09 de julho de 2019, mas ainda falta alguns detalhes a serem determinados. Com isso, falta ainda ser regulamentada.

Mas qual será o impacto dessas alterações para a sua vida? Quais as consequências que esse registro no cadastro positivo SPC/SERASA trará para pedir crédito em uma instituição financeira? Confira a seguir algumas informações importantes sobre esse assunto!

Renovação de débito no SPC e SERASA após 5 anos é contra a lei!

Familiares negativados podem ser registrados no Cadastro Positivo SPC/SERASA

Com o novo cadastro positivo SPC/SERASA, um dos benefícios para o consumidor é a redução da taxa de juros para o bom pagador. Assim, caso pague as contas em dias, o crédito é concedido em baixa taxa de juros, o que traz um alívio para qualquer um, não é mesmo?

Já pensou realizar um empréstimo e ter que pagar as parcelas com um preço abaixo do mercado que é concedido em muitas instituições? É bom demais! Além de poder antecipar parcelas e receber ainda mais descontos!

No entanto, há um item que pode atrapalhar na hora do pedido de crédito: familiares podem ser consultados para verificação de análise. Essa novidade também traz a possibilidade de consultar familiares como pais e filhos na hora de decidir conceder qualquer tipo de crédito a alguém.

Desse modo, se o seu filho ou filha, por exemplo, está com restrição do SPC/SERASA, então, isso pode interferir na aprovação de seu crédito. Pode ser que por causa disso, o empréstimo ou financiamento não poderá ser concedido.

Porém, ainda não está nada determinado. Isso é apenas uma especulação devido as novas regras do cadastro positivo SPC/SERASA. Então, é importante estar atento a novas alterações que possam surgir.

Cadastro Positivo SPC/SERASA – Benefícios

Apesar de toda essa controvérsia, se familiares negativados entram ou não na análise de registro para o crédito, ainda assim há benefícios que o cadastro positivo traz a você! Aqui estão alguns deles descritos abaixo:

  • Pode fazer com que você tenha mais disciplina em pagar suas contas em dias

  • É uma forma das empresas saberem como é o seu comportamento financeiro no mercado

  • Permite conceder taxas menores de juros para quem é bom pagador

  • Há um banco de dados em seu sistema com todos os pagamentos realizados em seu CPF

  • Permite trazer mais transparência ao consumidor

  • E muitos outros!

Como visto, o cadastro positivo SPC/SERASA é uma grande oportunidade de manter o seu nome limpo, já que registra qualquer pagamento que você fez. Então, caso ainda o seu nome não conste nesse cadastro positivo, você pode solicitar a inclusão. Para isso, leia nosso conteúdo/post Cadastro Positivo SERASA – Como posso me cadastrar? 

Além disso, se você deixar de pagar alguma conta, isso dificulta na concessão do crédito. E, com isso, você se força a realizar todos os pagamentos para não manchar o seu nome. Por esse motivo, ele pode ser uma grande ajuda para você ter sempre o seu nome limpo!

Agora, se você tem restrição em seu CPF nos principais órgãos de proteção ao crédito, veja aqui como você pode consultar e fazer uma negociação quitando a dívida.

Empréstimo do nome é um dos maiores causadores de débitos no SPC

Consulte CPF e/ou CNPJ pela internet!

Para você que precisa consultar o seu CPF e/ou CNPJ pela internet e não sabe como aqui está uma das melhores plataformas, a Consulte Fácil. Assim, você faz o cadastro gratuitamente e só paga uma pequena taxa a cada consulta realizada. Quer saber como consultar? Siga o passo a passo logo mais:

  • Acesse o sistema ao clicar em Consulte Fácil
  • Escolha uma das opções que aparecem na tela: há consultas simples e completas
  • Faça o cadastro gratuito no sistema
  • Entre com o login e senha cadastrado
  • Insira créditos em sua conta criada e aguarde a liberação para utilizá-lo
  • Realize a consulta e tenha em mãos o relatório
  • Por fim, entre em contado com as empresas credoras para uma possível negociação de sua dívida!

A exclusão do seu nome no SPC, SERASA, SCPC e outros órgãos pode demorar uns 5 dias úteis!

E, então? Você gostou dessa novidade? Comente a respeito e compartilhe, se assim desejar!

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *