fazer o cancelamento do cadastro positivo

Como fazer o cancelamento do cadastro positivo

O cadastro positivo permite o registro do comportamento financeiro de cada consumidor. E, com isso, as empresas podem saber quem é o bom ou mau pagador. Mas, caso não queira que haja esse registro, é possível saber como fazer o cancelamento do cadastro positivo aqui com passos simples!

Com a nova implantação da Lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, o registro do consumidor ao cadastro positivo agora é automático. Antigamente, você tinha que solicitar que o seu CPF fosse incluído nesse cadastro, porém, a partir de abril de 2019 todos farão parte.

Desse modo, ao ter incluído o seu nome no cadastro positivo, o sistema que pertence a Serasa Experian, registra todos os seus pagamentos. Até mesmo aqueles que foram efetivados e aqueles que se encontram em atraso.

Por um lado, ele traz benefícios ao consumidor que pode ser bem avaliado pelas empresas credoras por pagar as contas em dias. No entanto, por outro lado, para quem vive atrasando boletos, carnês, faturas etc, isso pode trazer uma imagem negativa.

COMO CONSULTAR PENDÊNCIAS NO SEU CPF

Até porque pelo cadastro positivo, o sistema revela todo o comportamento e atitude que o consumidor tem em relação a finanças. Por esse motivo, é recomendável que ao ter seu nome nesse registro, você pague sempre as suas contas antes mesmo de vencer!

Por meio desse cadastro positivo, as empresas conseguem conhecer o perfil de clientes. Por exemplo, antes da concessão de qualquer crédito, a empresa pode saber se é confiável liberar tal valor de crédito ou não.

Sendo assim, é uma maneira de manter essa área de finanças bem organizadas, pois força o cliente a pagar sempre antes do vencimento. E, assim, ganhar pontos e mais pontos para na hora de solicitar um crediário, esse seja concedido sem quaisquer problemas.

E, então? Quer mesmo aprender como fazer o cancelamento do cadastro positivo e não ter mais disponível esses registros de pagamentos em seu CPF? Confira aqui mais informações e detalhes de como você pode resolver isso o mais breve possível!

Como fazer o cancelamento do cadastro positivo?

Ao aprender em como fazer o cancelamento do cadastro positivo, você não terá mais os seus dados de pagamentos sendo registrados no sistema da Serasa Experian. E, assim, as empresas já não terão acesso a essa informação, o que pode ser negativo para você.

As empresas sempre procuram buscar referências de clientes antes mesmo de conceder o crédito. Mas, é seu direito não querer revelar nenhum dado. E, portanto, pode requerer ou solicitar que seja cancelado o seu nome junto ao cadastro positivo a qualquer momento.

Para pedir que cancele, é fundamental que seja formalmente, pois assim é comprovado que você fez o pedido. Até porque as agências de banco de dados podem não fazê-lo, caso não tenha algum tipo de evidência que realmente foi feita a solicitação.

CADASTRO POSITIVO SERASA – COMO POSSO ME CADASTRAR?

Após o cancelamento do cadastro positivo, o sistema excluirá o seu nome dentro do prazo de até 2 (dois) dias úteis. Esse tempo é ideal para que a Serasa Experian informe as empresas, lojas, bancos e demais instituições financeiras a retirada do seu nome.

Eis abaixo as formas que você deve fazer esse cancelamento e escolha aquele que melhor atende a suas necessidades:

1 – Pela internet

Você pode acessar Serasa Consumidor por aqui e seguir as instruções de acesso. Após logado, você solicita que seja excluído o seu nome do cadastro positivo. Então, procure essa opção e conclua o procedimento.

2 – Dirija-se a uma agência da Serasa Experian

Você também pode em como fazer o cancelamento do cadastro positivo dirigindo-se a uma agência Serasa Experian mais próxima de sua casa. É fundamental que leve um documento original com foto que pode ser o RG. Então, pegue uma ficha, aguarde para ser atendido e vá até o atendente e peça a exclusão.

3 – Por telefone

Por meio do canal de atendimento telefônico, você também pode solicitar que o seu nome seja excluído do banco de dados da Serasa. É só ligar para 0800 – 776 66 06 e seguir as instruções do atendente. Bem mais prático, fácil e rápido! E, melhor, a ligação é gratuita!

4 – Pelos correios

Você deverá enviar uma carta à Serasa Experian para o endereço abaixo o Termo de Cancelamento com firma reconhecida. Com ele, deverá juntar cópias autenticadas do seu CPF e RG ou de um documento oficial, que tenha foto e os números de ambos.

  • Endereço: Serasa Experian – Cadastro Positivo
    Avenida Doutor Heitor José Reali, 360, Distrito Industrial Miguel Abdelnur São Carlos/SP – CEP 13571-385

Ao solicitar a sua exclusão do cadastro positivo, isso significa que os credores terão acesso a menos informações relevantes sobre você para conduzir a análise de crédito.

E, consequentemente, estarão limitados a conhecer pouco do real comportamento de seu pagamento como consumidor ou caso tenha empresa. Com isso, resultará em uma avaliação de risco maior no momento da concessão de um empréstimo ou financiamento em seu nome.

Por essa razão, pense bem antes de solicitar essa exclusão e ficar impedido de algumas modalidades no mercado financeiro.

Vantagens ao cancelar o cadastro positivo

Já que você decidiu mesmo cancelar o cadastro positivo, isso pode trazer a você algumas vantagens. E aqui você saberá quais são elas, portanto, leia abaixo:

  • As empresas não terão mais acesso ao seu comportamento financeiro, então, se você costuma atrasar contas, isso pode ser vantajoso pra você!

  • Evita que os registros fiquem armazenado por 15 anos no sistema da Serasa Experian. Isso significa que você não correrá o risco disso acontecer já que seu nome não mais constará lá!

  • Os bancos, lojas e instituições financeiras ficarão sem saber sobre você, o que pode auxiliar na tomada de decisão em conceder crédito a você. Até porque não acessarão ao seu histórico de pagamentos

Como lido, fazer o cancelamento do cadastro positivo pode lhe trazer vantagens, mas também limitar a sua influência. Até porque muitas empresas verificam junto a esse cadastro positivo como é o seu comportamento financeiro e concedem crédito facilmente.

Caso queira mais esclarecimentos, acesse Serasa Consumidor e tire todas as suas dúvidas sobre o cadastro positivo! Se quiser, comente e compartilhe!

Escreva um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *