Cobrar uma dívida depois de 5 anos é legal, embora a empresa credora tenha excluído seu nome do SPC, SERASA, SCPC etc. Embora tenha nome limpo, mas é fundamental que quite o valor que deve. Saiba mais informações e detalhes!
São muitas as pessoas que possuem a dúvida se pode cobrar uma dívida depois de 5 anos em que o nome sai da lista dos inadimplentes. Talvez, você seja um dos que pensa que após esse prazo limite, já está quite coma empresa. No entanto, não é assim que, de fato, acontece.
Pode cobrar uma dívida depois de 5 anos?
Uma vez que você está devendo algum valor, seja em banco, loja ou qualquer outra empresa, ela permanece até que seja quitada. Então, é preciso que você regularize junto ao local para que fique livre da dívida.
Até porque a empresa credora pode realizar cobranças normalmente. No entanto, ela não pode reter o seu nome na lista dos negativados após os 5 anos, pois a Lei proibe tal ação.
O que diz a Lei do Consumidor?
Assim, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, na Lei 8.078/90, na seção VI, que trata dos bancos de dados e cadastros de consumidores:
Art. 43. O consumidor, sem prejuízo do disposto no art. 86, terá acesso às informações existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes.
1° Os cadastros e dados de consumidores devem ser objetivos, claros, verdadeiros e em linguagem de fácil compreensão, não podendo conter informações negativas referentes a período superior a cinco anos.
Como lido, legalmente, o consumidor não pode ter o seu nome negativado após esses 5 anos. Mas pode cobrar uma dívida depois de 5 anos com telefonemas, cartas até que quite o débito. Desse modo, é fundamental fazer algum tipo de negociação a fim de evitar transtornos maiores como o aumento de juros e multas.
Como proceder quanto a cobrança da dívida?
Durante o período de até 5 anos, a empresa credora fará o possível para que você quite a dívida. Assim, entrará em contato via telefone, carta e/ou e-mail oferecendo inúmeras opções de valores com descontos à vista ou parcelamento com pequenos juros.
Caso não haja acordo durante esse tempo, então, 5 anos depois é obrigatório que saia da lista dos inadimplentes. No entanto, a dívida permanece até ser paga completamente (como já dito!).
Então, se você receber ligações, cartas ou outro meio de cobrança, depois de estar com o nome limpo, é perfeitamente cabível. E, se puder, negocie e resolva essa pendência financeira.
Se deseja quitar a dívida, então, atente-se a estas dicas:
-
A empresa vai oferecer descontos para quitação, então, converse a respeito para que o valor seja o menor possível
-
A dívida superior a 5 anos tende a fazer com que a empresa credora receba, praticamente, qualquer valor. Até porque é lucro para ela, caso consiga receber. Então, estipule um valor que tenha em mãos para negociar com ela e veja a possibilidade de aceitarem!
-
Fique atento a qualquer informação sobre ser permanente a dívida no SPC, SERASA e SCPC mesmo após os 5 anos. Não se engane, pois essa informação é FALSA!
-
Peça sempre o comprovante de qualquer pagamento que tenha feito
Vale ressaltar que se a empresa não aceitar a sua oferta de pagamento para quitar, então, deixe para pagar em outro momento. Para isso, tente outras vezes até que seja concedida tal desconto.
Como saber se meu nome está sujo?
Caso você tenha dúvida se o seu nome está sujo ou quais empresas o colocaram na lista dos negativados, é possível realizar a consulta! Na Consulte Fácil, você conta com um sistema online, transparente e de alta confiança!
Para ter acesso a essa funcionalidade, siga estes passos:
-
Acesse a plataforma online ao clicar em Consulte Fácil
-
Depois, escolha uma das opções que aparecem na tela conforme sua necessidade e interesse
-
Após escolhida, clique em Consultar
-
Em seguida, realize o seu cadastro preenchendo todos os campos
-
Depois, criado login e senha, entre em sua conta e insira créditos
-
Faça a consulta e veja o resultado!
-
Entre em contato com a empresa credora para negociação
Pronto! Você pode visualizar as informações sobre a sua dívida ou se consta débitos em seu CPF no banco de dados do SPC, SERASA e/ou SCPC. Há também a chance de realizar a consulta para CNPJ, se for do seu interesse.
Além desse serviço de consulta CPF e/ou CNPJ, a Consulte Fácil oferece consultas para veículos, protestos de títulos, cheques sem fundo etc. Então, visite a nossa página e verifique todas as opções disponíveis.
Se desejar, comente e compartilhe!