3 motivos para você não deixar de pagar o empréstimo

Controlar o orçamento mensal e dar conta de todas as obrigações pode ser um tremendo desafio para parte das pessoas. Demissão, divórcio, doença são apenas alguns exemplos do que pode ocorrer na vida de alguém para que esta pessoa se desorganize e atrase o empréstimo.

Poucos, porém, realmente conhecem os verdadeiros prejuízos para quem atrasa o pagamento. Mesmo que o atraso seja de poucos dias, já há consequências para as finanças, no curto e longo prazo. E mais: conforme o tempo passa, a situação só tende a se agravar.

Separamos 3 motivos para você  ficar atento às contas e nunca mais deixar de pagar as parcelas do empréstimo.

1. Nome sujo na praça

Cada vez que o consumidor deixa de cumprir um compromisso financeiro, inclusive empréstimos, ele corre o risco de ser colocado pelo credor (a empresa que emprestou dinheiro) no cadastro de inadimplentes do SPC Brasil, do Serasa Experian ou da Boa Vista SCPC. Em outras palavras, o consumidor pode ficar com o que se chama de “nome sujo”.

Por lei, o Código de Defesa do Consumidor garante que a pessoa terá dez dias depois do prazo de vencimento para quitar as pendências antes de ser incluído em algum cadastro. Nesse meio tempo, o consumidor deve ser informado sobre a situação pela empresa de empréstimo. Se pagar o valor, o nome é retirado do cadastro em até cinco dias.

2. Histórico ruim, score mais baixo

Se não pagar o empréstimo pessoal, essa informação ficará registrada. Mesmo depois de anos, tal informação ficará anotada. Se depois de um tempo, o consumidor precisar de algum produto, a empresa irá consultar o “score”, um relatório que mostra não só uma pontuação, mas também o comportamento de pagamento de dívidas da pessoa. Empréstimos com atraso abaixam esse valor do score o que diminui as chances de conseguir novos produtos.

 

3. Crédito restrito

Outro dos grandes prejuízos de quem tem o nome sujo é a restrição de crédito. Mesmo que o crédito não seja um empréstimo, mas um financiamento imobiliário, por exemplo, o atraso será uma barreira para ter acesso a novos produtos. Até para parcelar compras no cartão de crédito, o atraso do empréstimo pode ser um problema.

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *