O casamento está chegando? E com ele, muitos gastos? A falta de planejamento financeiro pode fazer com que você acabe se esquecendo de algum item, e com isso, prejudicando o resto do orçamento. Pensando nisso, neste artigo confira como montar uma planilha de gastos para um casamento perfeito.
Uma planilha de gastos de casamento deve levar em consideração não só informações referentes à cerimônia em si, como também outros aspectos, sendo alguns deles: gastos com a noiva, lua de mel, chá de panela, despedida de solteiro e outros.
Vamos lá:
- Gastos com a festa
Para os gastos referentes à festa, considere os seguintes itens: aluguel do espaço, buffet, bebidas, doces/sobremesas/chocolates, bolo, decoração, brindes, acessórios para a pista de dança e outros (caso desejar).
- Gastos com os trajes
Para esse tipo de gasto, considere os itens: aliança de noivado, aliança de casamento, vestido da noiva, véu e grinalda, sapatos, lingerie para a noite de núpcias, joias e acessórios, traje e sapatos do noivo, daminhas e pajens, cabelo e maquiagem e outros.
- Foto e vídeo, música, flores, transporte e gráfica
No que se refere à foto e vídeo, considere os gastos com filmagem, fotos e álbuns. Os gastos com música, por sua vez, serão os de: Banda ou DJ, recepção e cerimônia.
Os gastos com flores devem ser separados em: decoração da festa e decoração da igreja. Para transporte, considere o veículo dos noivos e possíveis vans para os convidados.
Por fim, os gastos da gráfica são bem expressivos e podem ser divididos em: convites, marcadores e tags, cardápios, cartões de agradecimento, postagem, lembrancinhas, bem-casados e mimos para os pais e padrinhos.
- Cerimônia civil/religiosa
Aqui os gastos são de: celebrante do casamento, igreja, salão ou outro local e custos referentes à validação da cerimônia no cartório.
- Lua de mel
Os gastos com a lua de mel costumam variar bastante, porém, os principais itens costumam ser: noite de núpcias, lingeries e acessórios, pacote de viagem e dinheiro extra para aproveitar a viagem.
Para todos os casos, a dica é realizar vários orçamentos antes da definição do que será usado. Pesquisar e planejar um casamento com antecedência também e fundamental nos dias de hoje, uma vez que implica em uma gama maior de datas disponíveis e em valores mais acessíveis.