Como sair do vermelho ganhando pouco

 

Economizar e sair do vermelho pode não ser a mais simples tarefa para quem ganha pouco. Porém, com disposição e com um empurrãozinho, você com certeza sairá dessa. Confira então neste artigo algumas dicas de como sair do vermelho mesmo com um salário relativamente baixo:

 

  1. Ter uma reserva financeira é fundamental

Mesmo ganhando pouco, guardar uma parte é essencial. Segundo os profissionais, 10% do salário deve ser o mínimo a ser destinado à poupança. Se você recebe R$1000 por mês, pode se esforçar para guardar R$100, não é mesmo?

  1. Sempre considere as despesas mensais

Assim que o salário cair em sua conta, já considere o que será gasto com as despesas mensais e obrigatórias. Preferencialmente, crie uma planilha onde gastos obrigatórios e extras podem ser relacionados, assim, você poderá estabelecer prioridades para cada mês.

  1. Gastos extras podem ser reduzidos

Sabemos que as despesas como luz, água, escola e internet não podem ser cortadas. Porém, idas cotidianas ao restaurante, passeios frequentes e viagens para a praia nos finais de semana podem.

Em compensação, pesquise por passeios gratuitos em sua cidade, em preços mais em conta nos supermercados, e quem sabe, tente economizar no básico – como no uso da eletricidade e no tempo dos banhos, por exemplo.

  1. Cuidado com o happy hour

Sair com os amigos aos finais de semana pode ser muito bacana, porém, se não controlado, isso pode provocar um grande rombo em seu orçamento. Tente estabelecer, mensalmente, um limite para os gastos com bares. Outra forma de economizar neste sentido é apostando em encontros em casa. Que tal?

  1. Tome cuidado com o cartão de crédito

A sensação de comprar algo, parcelar de modo que o valor fique baixo e não precisar pagar na hora é realmente sensacional: motivo pelo qual também é tão perigosa.

O cartão de crédito é um verdadeiro vilão, e seu uso pode ser ainda mais perigoso quando você não tem autocontrole. Sendo assim, sempre que puder, pague as suas compras no débito ou dinheiro e, em casos da necessidade de utilizar o crédito, parcele no mínimo de vezes possível.

Consulte agora mesmo o seu CPF.

One thought on “Como sair do vermelho ganhando pouco

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *