limite de crédito

Como regularizar um CNPJ

Ultimamente, devido à crise, muitas pessoas estão em situação de inadimplência e isso não se restringe apenas a pessoas físicas. Até mesmo pessoas jurídicas e empresas também se encontram nesta situação.  

Especificamente no caso de empresas, o cuidado para evitar essa situação é necessário, afinal ter um negócio ou investir em uma empresa exige planejamento e não é aconselhável obter empréstimos sem antes fazer uma boa checagem de como está a sua situação e se haverá como quitar a dívida depois.

Além do mais, ter uma empresa inadimplente é uma situação muito incômoda para qualquer empresário. Ter o nome sujo impede, por exemplo, de realizar empréstimos e financiamentos, efetuar compras, sejam elas parceladas ou a prazo. O empresário fica impossibilitado até de fazer alterações em seus contratos ou regularizar situações. Por isso, é importante para quem é empresário conseguir tornar a sua situação regular, logo abaixo daremos algumas dicas de como fazer isso.

Você precisa primeiramente saber como está a situação da sua empresa consultando o CNPJ dela. Esta consulta é feita no site da Receita Federal, na consulta é possível ver algumas informações como o nome fantasia e a razão social, quais são as atividades que a empresa realiza, assim como a natureza jurídica e como está a situação do cadastro. Você também pode realizar uma consulta mais avançada onde irá obter dados sobre os processos de falência que a empresa sofreu e outras ações judiciais, até sobre emissão de cheques sem fundo, entre outras informações. Depois de verificar os dados, você já estará sabendo a situação da sua empresa, se ela se encontra inadimplente é necessário começar a regularizá-la e saldar ou fazer uma renegociação da sua dívida.  Com esse processo já realizado, o nome da sua empresa é retirado do cadastro de restrição ao crédito.

É muito importante manter a sua empresa regularizada, pois isso garante muitos benefícios, além de ajudar no caso de o empreendedor querer ampliar os seus negócios. Mesmo para empresas pequenas é muito importante evitar atuar de forma ilegal. O próprio Governo Federal possui um programa chamado MEI que possibilita a regularização para os microempresários.

Write a Reply or Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *