dívida de banco caduca

Dívida de banco caduca? Saiba aqui!

Há muitas dúvidas a respeito se uma dívida de banco caduca ou não? O que significa uma dívida que caducou? Será que ela deixa de existir? Saiba mais informações ao ler abaixo este post!

A pandemia covid-19 já alcançou um período acima de 5 meses no Brasil onde muitos se encontram em uma situação econômica de endividamentos. Assim, alguns perderam os seus empregos acarretando dificuldade em honrar os pagamentos, o que leva a atrasos e mais atrasos das contas.

Além disso, os que já possuíam débitos em lojas, bancos e instituições financeiras ficaram em um estado ainda pior. Até porque se antes não tinham como pagar o que deviam, agora com a quarentena, isolamento social, não encontram dinheiro suficiente nem para as despesas mensais.

Então, as dívidas passam a aumentar cada vez mais. E quando se trata de banco, esses débitos são ainda mais altas, pois os juros e multas tendem a dobrar de valores. Sendo assim, ter uma dívida em banco é bem ruim, compromete a vida da pessoa e traz sérios prejuízos a longo prazo.

CONSULTAR PONTUAÇÃO DO CPF NO SCORE

Por isso, se você tem um débito no banco, a recomendação é que pague de imediato, ou seja, não permitir que ele se prolongue. Com o passar do tempo, ela se multiplica e se torna um valor exorbitante em seu CPF.

Mas você deve pensar: “Ah, depois de 5 anos, a dívida de banco caduca, não é verdade?”. E, com esse pensamento, deixa o débito lá por anos e anos, sem resolver, e ele só cresce. No entanto, existe uma controvérsia nesse pensamento, pois a dívida nunca deixa de existir até que quite.

E é nesse ponto que muitos se prejudicam e não sabem porque não conseguem mais crédito em instituições financeiras, mesmo passados 5 anos de perdão da dívida.

Abaixo produzimos um conteúdo sobre esse assunto aqui no blog Consulta CPF CNPJ online. Logo depois você poderá saber como consultar nome sujo em nosso sistema Consulte Fácil. Confira ao ler estas informações e fique atento!

Dívida de banco caduca? Saiba aqui!

Não há nenhuma legislação vigente que afirme que a dívida de banco caduca. Assim, o que acontece é que ela é perdoada, isto é, ela prescreve após 5 anos nos registros dos órgãos de proteção ao crédito como SPC, SCPC e outros locais.

Então, isso significa que essa dívida não aparece mais na lista dos negativados. Com isso, as empresas não veem mais o registro porque o CPF ou CNPJ são excluídos desses registros de inadimplentes. E o consumidor passa a ter o nome limpo novamente.

No entanto, o devedor continua com esse débito no banco. E, caso ele queira solicitar um novo cartão de crédito ou empréstimo, por exemplo, o banco tem o direito de negar, pois lá no seu registro interno, a dívida permanece.

E, além disso, cada banco tem a sua própria análise de crédito, cujo os critérios são internos, e não somente a busca nos órgãos de proteção ao crédito.

Como consultar dívidas?

Se você pretende quitar as suas dívidas, mas não sabe exatamente como está a sua situação perante os órgãos de proteção ao crédito, então, confira como consultar abaixo!

Uma forma eficiente e rápida de realizar a consulta de seu CPF é acessando o sistema online da Consulte Fácil. Ela é uma empresa que tem parceria com os principais órgãos de proteção ao crédito no país. Então, pode ter a certeza que obterá dados precisos e que constam nos registros, caso esteja com nome sujo.

Para acessar, basta realizar o cadastro totalmente gratuito. Para isso, clique Cadastre-se! Assim, preencha as suas informações nos campos solicitados e depois é só finalizar. Após essa etapa, você iniciará com o e-mail e senha criada no momento do cadastro. Caso já tenha cadastro, então, clique em Minha Conta que se encontra no menu.

Mediante isso, faça o seguinte:

  • Entre em Minha Conta
  • Insira créditos no valor da consulta que desejar ou pode adicionar qualquer valor, pois ele fica armazenado para uso posterior
  • Aguarde a liberação dos créditos
  • Após liberado, faça a consulta inserindo os seus dados conforme os campos
  • Pronto! Você obterá um relatório sobre a sua situação financeira e a empresa credora!

Para conhecer todas as opções, então, clique em Consultas e veja a lista completa!

Que tal? Gostou? Comente e compartilhe!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *