Quanto tempo o nome fica no SCR?

Hoje iremos falar sobre o SCR e sobre suas principais características.

Se esse assunto te interessa, fique aqui e leia esse artigo até o fim,  pois iremos apresentar informações relevantes sobre o assunto.

O SCR é o Sistema de Informações de Crédito, e, como o nome mesmo já diz, se trata de um sistema que armazena informações sobre operações de crédito (como financiamentos e empréstimos), e também limites de crédito concedidos aos clientes pelas instituições que são autorizadas. É um serviço mantido pelo Banco Central.

Esse sistema funciona efetivamente como  se fosse um currículo que é atualizado pelas instituições de forma mensal com as suas informações de crédito , incluindo tanto operações a vencer e operações já vencidas (dívidas que estão em atraso). Para os  cartões de crédito, por exemplo, funciona como um ciclo em que o consumidor quita suas dívidas ao pagar a fatura do cartão,gerando assim uma operação de crédito.

É muito comum as pessoas confundirem  o SCR com os órgãos de proteção ao crédito, mas, diferente do que muitos acreditam ser verdade, o SCR não é um serviço de  restrição, ou seja, estar com seu nome cadastrado no SCR não quer dizer que você terá dificuldades para conseguir crédito na praça.

Isso ocorre porque as informações contidas neste sistema podem ser positivas e também negativas, afinal de contas essas informações  refletem o  comportamento e pontualidade dos consumidores em relação a produtos de crédito. 

Além disso, o SCR pode inclusive ser uma boa forma de ampliar as suas chances de adquirir crédito e outros produtos em instituições financeiras com as quais você pretende ter um relacionamento, já que esse registro possibilita que as instituições conheçam melhor o seu perfil.

Diferente dos outros sistemas de proteção ao crédito, em que seu nome fica por 5 anos cadastrado negativamente até a dívida caducar, no SCR é diferente.

O nome do contribuinte  fica cadastrado no SCR durante 2 anos, porém é muito importante ressaltar que alguns bancos podem vir a utilizar esses dados para montar de forma interna, seu próprio cadastro negativo, mantendo uma reputação ruim por muitos anos.

Se esse assunto te interessa, a Consulta CPF CNPJ Online está sempre disponível para que você conheça mais sobre esse assunto! Entre em contato conosco!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.