Entenda os motivos que podem fazer seu nome ficar sujo

O que seria das empresas se não tivessem como consultar se o cliente está “devendo na praça” antes de vender? Como confiar uma compra em parcelas a alguém desconhecido? É por essa razão que o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) representa uma ferramenta muito útil na hora de fechar um novo negócio. Porém, o que acontece algumas vezes, é que a pessoa só descobre que está com o nome sujo no SPC quando tenta fazer uma compra. Muitas vezes, por falta de informação ou por um simples “vacilo”, o seu nome pode acabar indo parar no SPC.

Na situação atual da nossa economia, é muito difícil juntar o dinheiro para comprar móveis, eletrodomésticos ou até mesmo um veículo à vista. Daí a importância de estar com o nome limpo e dispor de credibilidade no mercado para fazer suas compras. Portanto, é imprescindível ficar atento para que o seu nome não vá pra o SPC.

Mas afinal, o que pode levar meu nome ao SPC?

Há alguns casos em que seu nome irá inevitavelmente ao SPC. Normalmente isso ocorre devido a dívidas comerciais, mas cada associação tem o seu regulamento, o que pode englobar também dívidas bancárias. Lembre-se sempre que estas ocorrências são válidas para pessoa física ou jurídica, ou seja, empresários também devem ficar atentos às contas da sua empresa. Seguem os principais motivos de envio de nome ao SPC:

*Protesto de título em cartório – Normalmente ocorre por títulos ou duplicatas simples, como boletos de lojas que não são pagos até alguns dias após o vencimento. Neste caso, os boletos vão para cartório e somente quando não pagos, são protestados.

*Cheque sem fundos (Banco Central) – Quando um cheque volta pela segunda vez por motivo de saldo insuficiente em conta para compensá-lo, a ocorrência é enviada ao SPC.

*Dívida vencida – Consiste em Ação de Execução Fiscal Federal, Pendência Bancária ou Financeira. Normalmente após 30 dias de atraso, contas de água ou luz não pagas também são enviadas ao SPC em forma de pendências financeiras.

*Ação Judicial – Inclui execução de títulos, sejam eles judiciais ou extrajudiciais, Mandado de Busca e Apreensão

One thought on “Entenda os motivos que podem fazer seu nome ficar sujo

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *