Como reduzir gastos no dia a dia

Está cansado de chegar no fim do mês com a conta no vermelho? Mal chega o tão esperado dia do pagamento e seu dinheiro já tem destino certo? É como dizia a canção: Dinheiro na mão é vendaval! Pensando nisso, trouxemos nesse artigo algumas dicas para economizar no dia a dia. São dicas relativamente simples, detalhes que muitas vezes passam despercebidos mas que podem fazer grande diferença no final do mês.

 

Para onde o seu dinheiro vai?

 

O primeiro passo é saber para onde vai o seu dinheiro e não falo das despesas altas como aluguel, mensalidades, financiamentos. Estou falando do café de toda manha na padaria, do refrigerante na hora do almoço, dos passeios ao cinema todo fim de semana. Cada centavo conta na hora de identificar o destino do seu dinheirinho.

Pode parecer difícil no começo, mas depois de calcular tudo verá o quanto é possível economizar com pequenas mudanças, uma planilha ou caderninho pode ajudar a fazer esse controle.

 

Corte custos!

 

O supermercado é um lugar onde é possível economizar muito ou esbanjar muito, depende de você. Antes de ir as compras, preparar uma lista pode ajudar a não comprar algum item por impulso. Pesquisar preços entre os mercados da sua região também é importante, obviamente o preço do mercadinho da esquina não é igual ao de um hipermercado e também comprar pacotes “tamanho família” podem fazer economizar nas próximas semanas.

Outra dica é nunca ir ao supermercado com fome, pois pode colocar na cesta os primeiros produtos que vê pela frente.

Atenção com a economia com água e luz! Lembre-se de fechar a torneira ao escovar os dentes, fique atento a vazamentos em vasos e torneiras.

Apague as luzes do ambiente ao sair, opte por lampadas econômicas (mesmo tendo um preço de aquisição caro, tem bons resultados a longo prazo). Abra as cortinas durante o dia para que entre a luz solar, programa a TV, ar condicionado, aquecedor ou desligue quando não estiver usando.

 

Analise suas prioridades

 

Será que existe a necessidade de sair para comer fora todos os finais de semana? Ou aquele filme que está no cinema não pode ser visto em DVD futuramente? Atualmente o lazer no Brasil está muito caro e passar alguns finais de semana em casa fará bem para o seu bolso. Reúna seus amigos, jogue conversa fora, dá pra fazer muita coisa legal gastando pouco ou quase nada! Basta ter disposição e criatividade! Seu bolso e sua saúde financeira agradecem.

Consulte já seu CPF ONLINE

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *