Ninguém gosta de estar com dívidas e com o nome sujo na praça né?
Estar inadimplente tem consequências sérias, como por exemplo restrição de crédito.
Hoje vamos dar algumas dicas de como limpar seu nome, por onde começar!
O PRIMEIRO PASSO É CONSULTAR O SEU CPF
- FAÇA UM MAPEAMENTO
Analise toda a sua vida financeira, coloque no papel seus gastos, renda, dívidas atrasadas e etc. È preciso ter uma noção ampla de toda a situação r do tamanho do buraco, e assim ver o que é necessário fazer para reverter a situação.
- RENEGOCIE
Não sinta-se envergonhado em falar sobre as suas dívidas, deixa las de lado só vai aumentar os juros e multas. Entre em contato com a instituição credora, explique sua situação e faça um acordo que esteja dentro das suas possibilidades de pagamento.
- TENHA COMPROMISSO
Como foi citado acima, não adianta renegociar uma dívida e não honra la. Isso acarretará mais juros e sua imagem perante a credora não ficará boa quando for novamente renegociar.
Aceite o acordo que esteja dentro do seu limite, exponha sua situação e respeite o pagamento.
- ECONOMIZE
De nada adianta você fazer acordos se não economizar! É preciso cortar custos, poupar e ser responsável na hora de consumir. Repense se todos os seus gastos são realmente necessários.
- APRENDA
Depois de tudo resolvido, com seu nome limpo e crédito restaurado: APRENDA! Aprenda a gastar, valorize seu dinheiro e poupe para emergências.
Ter uma vida financeira saudável só depende de você mesmo e o maior beneficiário disso são os seus projetos e planos, que poderão ser realizados de maneira mais simples.