Posso abrir empresa com CPF sujo ?

A maioria dos brasileiros sonha em ser dono do próprio negócio e assim conseguir pagar as dívidas e ganhar mais do que receberia apenas como empregado de alguém. O problema é que muitas pessoas se questionam se é possível abrir empresa com CPF sujo.

 

Essa preocupação tem mais fundamento do que imaginamos, já que mais de 54 milhões de brasileiros com mais de 18 anos (cerca de 40% da população) estão com o nome negativado no mercado e o aumento do desemprego faz com que a maioria dessas pessoas procure uma nova forma de conseguir dinheiro. Abrindo uma pequena empresa, por exemplo.

 

No entanto, ainda é recorrente a dúvida sobre a possibilidade de abrir uma empresa com o CPF sujo. Para sanar essas dúvidas, vamos responder a pergunta de forma simples. Sim, você pode abrir sua empresa mesmo com o CPF sujo.

 

Por que posso abrir uma empresa com CPF sujo?

 

O CPF é o Cadastro de Pessoa Física brasileira, mas para abrir uma empresa você necessita de um CNPJ, Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Por isso, é possível abrir uma empresa mesmo que você esteja com o nome sujo, já que você usará a Pessoa Jurídica para realizar o cadastro e não a Pessoa Física. As contas, tributos e até mesmo as dívidas que adquirir com sua empresa ficarão cadastradas na sua pessoa jurídica, não tendo conflito com a pessoa física e seu CPF.

 

No entanto, é preciso ficar atento a apenas um problema: Você só poderá ser impedido de abrir uma empresa se suas pendências como Pessoa Física (com seu CPF) estiverem presentes na Receita Federal. Isso porque essas pendências estão normalmente ligadas a falta de declarações do Imposto de Renda, fontes não declaradas ou divergências de informações que você prestou ao órgão Federal.

 

Já os débitos financeiros, protestos no seu nome, cheques devolvidos ou qualquer outro caso de seu CPF, será registrado nos órgãos como SPC e Serasa, que são de proteção ao crédito da pessoa física.

 

Agora, caso seu problema seja mesmo com a Receita Federal, você terá que primeiro ir até o órgão e solucionar as suas pendências, para só depois ter liberado a criação de um CNPJ em seu nome.

 

Quer saber se o seu CPF ou CNPJ está sujo? Então clique aqui e faça já a sua consulta online, é fácil, rápido e seguro!

 

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo e boa sorte na negociação!

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *