4 cuidados que devemos ter com o cartão de crédito

Se existe uma coisa que devemos ter, é responsabilidade com o cartão de crédito, principalmente em tempos de crise. Afinal o cartão de crédito é apontando como um dos principais causadores da inadimplência no BrasilTrouxemos hoje alguns cuidados que devemos ter com o cartão para que não se torne um problema, em vez de ser instrumento de compras.

 

CUIDADO 1 – NUNCA PAGAR O MÍNIMO DO CARTÃO

 

Colocamos ele no topo da lista, porque é um dos principais cuidados (se não o principal) que devemos tomar com o cartão de crédito. O crédito é rotativo, ou seja, faz o saldo que não foi pago rodar automaticamente para a próxima fatura. Porém, os juros são altíssimos e facilmente se multiplica criando uma bola de neve.

 

CUIDADO 2 –  PRESTE ATENÇÃO NAS ANUIDADES

 

É normal que alguns bancos isentem a anuidade do cartão no primeiro ano, por isso leia sempre todos os termos, converse com seu gerente para não ter surpresas. Desconfie também de um cartão com muitos benefícios e anuidade baixa. É possível cancelar o cartão se a anuidade aumentar sem aviso (o que normalmente acontece) mas é preciso pagar toda a dívida e dependendo do tempo pode gerar uma nova anuidade.

 

CUIDADO 3 – EVITE AO MÁXIMO PARCELAR AS SUAS CONTAS

 

Planejamento é tudo! Se deseja comprar algo que tenha um valor maior, procure juntar o máximo de dinheiro e pagar pelo menos uma parte da compra á vista. Muitas vezes os juros totalizados dobra o valor da sua compra! Cuidado.

 

CUIDADO 4 – CONSULTE SUA FATURA

 

Existem hoje centenas de maneiras para controlar o orçamento, crie o hábito de consultar sempre a sua fatura antes de usar, verifique se é possível criar a dívida sem surpresas no final do mês. Os bancos mesmo desenvolveram aplicativos onde é possível acompanhar toda a movimentação de gasto do cartão. Uma boa dica é usar planilhas ou u caderno para ter controle dos seus gastos.
O cartão pode ser um instrumento prático e ajudar em diversas situações, mas é preciso responsabilidade e disciplina para não se prejudicar no futuro. Sua saúde financeira só depende de você.

Write a Reply or Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *