Infelizmente no Brasil não temos o costume de ensinar desde cedo, nem no colégio sobre educação financeira. È importante que as crianças tenham noção do que significa o dinheiro e de como lidar com ele. Mas como falar de dinheiro com seus filhos?
Para começar é preciso ser sensato e tratar o assunto de forma natural, explicar que o dinheiro vem pelo trabalho, que com ele é possível comprar o alimento, roupas e brinquedos.
Explique com cuidado certos pontos, dizer para criança que não é possível comprar um video game moderno por exemplo, porque não é rico ou porque não tem dinheiro, pode fazer com que a criança tenha um conceito distorcido.
O ideal é explicar que para ter o vídeo game moderno é preciso mais trabalho e dedicação, que com tempo e economia será possível realizar a compra. Falar sobre a importância de poupar para conseguir o que deseja, uma boa chance de comprar o primeiro cofrinho.
SEJA EXEMPLO
Não adianta falar e procurar ensinar se na pratica a criança ver que o que acontece em casa é inverso ao que foi passado né? A melhor forma de aprendizagem continua sendo o exemplo. Evite discussões sobre dinheiro na frente das crianças, que elas vejam que até os problemas financeiros podem ser resolvidos com calma e conversa.
Com essas atitudes a criança aprende que muitos adultos não sabem hoje, que problemas financeiros exigem cautela, paciência e determinação para resolver.
Além de criar filhos com responsabilidade financeiras, você ajudará a criar uma geração que terá uma boa relação com o dinheiro, colaborando assim para uma sociedade mais estabilizada.